Setecidades Titulo 3ª edição
Desafio de Redação começa em nove escolas de Santo André

Expectativa é que até o mês de outubro cerca de 150 mil textos sejam produzidos pelos alunos participantes

Por Evandro Enoshita
Do Diário do Grande ABC
31/08/2009 | 07:04
Compartilhar notícia


Tem início hoje a terceira edição do Desafio de Redação promovido pelo Diário em parceria com a USCS (Universidade de São Caetano) e o DAE (Departamento de Água e Esgoto) de São Caetano.

No primeiro dia, serão avaliados estudantes de nove escolas estaduais de Santo André. A aplicação dos exames termina no dia 6 de outubro, nas instituições de ensino de Ribeirão Pires.

Até esta data, exercitar o hábito da leitura é a principal dica dada por professores para que os participantes consigam um bom desempenho no concurso.

"Para escrever um bom texto, o aluno precisa combinar capacidade intelectual e imaginação", aconselhou o professor da USCS e coordenador do Proeduc (Programa de Educação), Antônio Fernando Gomes Alves.

O tema do Desafio nessa edição, Água: A vida do planeta, permitirá que os participantes discorram sobre a importância desse recurso natural para a vida. E material de leitura é o que não irá faltar, ainda mais levando em consideração a importância do tema escolhido.

"A disponibilidade hídrica não é distribuída igualmente. Diversos países não têm mais água potável, e muitas dessas fontes já estão contaminadas", destacou a coordenadora do curso de gestão ambiental da Universidade Metodista de São Paulo, Waverli Neuberger.

Além dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, participam do concurso alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) e da Tele-sala, de instituições de ensino públicas e privadas de todo o Grande ABC.

No ano passado, fizeram parte do Desafio 128 mil estudantes. Para este ano, a expectativa é superar a meta das edições anteriores, e chegar a cerca de 150 mil redações.

SEGUNDA FASE - Com a conclusão da fase de aplicação das avaliações, uma comissão formada por universitários, convidados e professores da USCS irá trabalhar na correção dos textos dentro de critérios como a coesão com o tema, criatividade, coerência gramatical, legibilidade e a obediência ao número de linhas.

Os vencedores, divididos em seis categorias de acordo com a série cursada, serão anunciados no dia 11 de novembro.

Dentre os prêmios reservados aos melhores textos estão televisores, bicicletas e computadores, além da recompensa máxima, que é uma bolsa de estudos integral da USCS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;