Cultura & Lazer Titulo Superlativa
Som fúria ação

Promete a minissérie dirigida por Fernando Meirelles na TV que estria no dia 7 depois de 'Casseta & Planeta'

Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
25/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Vaidades, mesquinharias, loucuras e jogos de interesse do universo da dramaturgia são o mote de "Som & Fúria", minissérie da Globo que estreia no dia 7, depois de "Casseta & Planeta", sob a assinatura do cineasta Fernando Meirelles. Depois de quatro temporadas de "Cidade dos Homens" e duas de "Antonia", esta é a terceira parceria entre a emissora e a produtora paulistana O2 Filmes. A comédia é também a que mais desafia o público brasileiro: trata-se de uma adaptação de uma série canadense ambientada numa companhia teatral que se dedica à obra de William Shakespeare (1564-1616).

O original, "Slings and Arrows" (trecho de Hamlet que pode ser traduzido como "pedras e flechas"), chegou às mãos de Meirelles em 2007, quando se preparava para "Ensaio sobre a Cegueira". "O produtor canadense do filme (Niv Fichman), que também produzia a série, me enviou os 18 episódios para que eu conhecesse seu trabalho. Assisti a tudo num fim de semana e fiquei encantado. Apresentei para o Guel Arraes para a Globo e aproximadamente cinco meses depois já estava tudo rodado", explica Meirelles, que divide os 12 episódios da versão com mais quatro diretores: Toniko Melo, Gisele Barroco, Fabrízia Pinto e Rodrigo Meirelles (primo do todo-poderoso da O2).

Depois de dirigir astros internacionais em "O Jardineiro Fiel" e "Ensaio sobre a Cegueira", o cineasta volta as atenções, cheio de elogios, ao numeroso elenco da minissérie, composto por 120 pessoas. O destaque fica por conta do protagonista, Felipe Camargo, que o diretor-geral fez questão de ter como Dante, um ator promissor que surta durante uma montagem de Hamlet e desaparece. "Não havia segunda opção: eu queria o Felipe. Cecília Homem de Mello, produtora de elenco, o trouxe para ‘Filhos do Carnaval' (série exibida pela HBO), lembramos da participação dele na seleção de elenco e o convidei pessoalmente", conta.

O telefonema veio em ótima hora para Camargo, que estava há quase um ano sem trabalhar, depois de "Paixões Proibidas", na Band. "Estava prestes a ir para os Estados Unidos. Entre pontas e papéis pequenos, preferia então tentar por lá, ganhado em dólar", ri. "O convite foi maravilhoso", diz.

Adaptado pelo próprio Meirelles, "Som & Fúria" (o título brasileiro foi extraído de Macbeth) é centrado na fictícia CTE (Companhia de Teatro do Estado), que anda mal das pernas quando seu diretor, Oliveira (Pedro Paulo Rangel), morre atropelado por um caminhão de presunto.

A surpresa é geral quando Dante é convidado para assumir o lugar do ex-amigo. "Ele é totalmente desacreditado e se faz de louco para conseguir fazer as coisas da maneira que imagina", diz Camargo. Lá, reencontra a ex-namorada Elen (Andréa Beltrão), uma diva em conflito. Os antagonistas são Ricardo (Dan Stulbach) e Graça (Regina Casé) que sonham transformar o grupo numa lucrativa empresa de musicais.

Ambientado em São Paulo, o principal cenário da minissérie é o Theatro Municipal de São Paulo. "Foi maravilhoso ‘brincar' nesse cenário", avalia Meirelles.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;