Cultura & Lazer Titulo Com harmonia
Erudito com 'pegada' de rock 'n'roll
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
02/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A música erudita, a MPB e o rock dividem espaço harmoniosamente nos compassos do jovem pianista pernambucano Vitor Araújo. Aos 19 anos, o instrumentista demonstra virtuosismo ao dialogar com essas linguagens, como evidencia o programa Ensaio que a TV Cultura exibe amanhã, às 22h10.

Ao mesmo tempo hábil e sensível, ele incorpora as principais virtudes de cada estilo. Aos 10 anos, iniciou sua formação musical e, devido à disciplina imposta pelo estudo dos compositores eruditos, adquiriu técnica e conhecimentos notáveis sobre melodias e harmonias.

Entre os autores brasileiros que influenciaram as composições de Araújo destaca-se Chico Buarque, por quem o adolescente declara-se "apaixonadão". Há cerca de dois anos, o garoto montou grupo para reverenciar a obra do ídolo.

"A gente coloca o Chico em um contexto bem pop e é legal porque conseguimos atrair muitos jovens para os nossos shows. Meu projeto principal é solo e, queiram ou não, há uma solidão intrínseca nessa profissão de viajar o Brasil afora sozinho. Então, alivia um pouco poder dividir o camarim com outras pessoas", explica o pianista.

Durante o programa, o rapaz interpreta o estandarte buarqueano Samba e Amor, com forte acento jazzístico e pontuado por referências aos clichês utilizados por Ray Charles. "É engraçado como as coisas se entrelaçam e você não percebe que Chico e Ray Charles conseguem estar no mesmo lugar e na mesma hora", define.

PERFORMÁTICO - Tal qual o veterano roqueiro norte-americano Jerry Lee Lewis, Araújo faz o que quer com o instrumento e cativa as plateias com atuações vigorosas. Esse talento performático também foi registrado no CD e DVD Toc, gravados ao vivo pelo artista no Teatro Santa Isabel, em Recife.

"Existe uma inclinação do público em achar que, indo ao concerto erudito, vai encontrar um cara com mais ou menos 50 anos, bem vestido, que vai sentar e tocar com a maior delicadeza. Eis que, quando abre a cortina, vê um cara de 19 anos, que sobe no piano e pisa nele. Acho isso muito rock ‘n' roll", afirma o pianista.

Outra boa surpresa apresentada no Ensaio é a versão de Paranoid Android, da banda britânica Radiohead. A sonoridade roqueira e experimental do prestigiado grupo do vocalista Thom Yorke ganhou elementos de Beethoven, música barroca, Chopin e Prokofiev.

"Coloquei a estética da música erudita para tentar provar que, talvez, Beethoven, Chopin e Bach gostariam do Radiohead hoje em dia, assim como eu", frisa o jovem.

O programa traz outras interpretações inspiradas de Araújo para Bachianas Brasileiras nº 4 - Miudinho, de Heitor Villa-Lobos, Paulistana nº 1, de Cláudio Santoro, além de temas autorais como Valsa pra Lua.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;