D+ Titulo Gastronomia
Saborosos e saudáveis

Livro mostra que alimentação saudável não precisa ser sinônimo de pratos sem sabor ou com restrições

Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
10/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Alimentação saudável não precisa ser sinônimo de pratos sem sabor ou cheios de restrições. Esta é a proposta da coleção 100% Prazer, editada pela biblioteca culinária da Larousse. Os dois primeiros volumes são Saladas e Cozinha Light (R$ 39,90 cada, 96 páginas).

O Cozinha Light alia ingredientes saudáveis a sabor e elegância. São mais de 60 receitas divididas entre tira-gostos e entradas, sopas, saladas, ovos, peixes e frutos do mar, carnes e aves, legumes e acompanhamentos, além de sobremesas.

O livro Saladas desmistifica a ideia de que os vegetais são o complemento mais sem graça das refeições. Há variações vegetarianas, com peixes, frutos do mar, carne e frutas.  

Salada de Agrião Incrementada

(Larousse - Saladas)

Tempo de preparo: 30 minutos

Grau de dificuldade: Fácil

Rendimento: 4 porções

Micro-ondas: Não Freezer: Não

Ingredientes: 2 ovos; 1 maço de agrião; 1 limão; 1 maçã; 60 g de queijo gouda. Vinagrete - 1 colher (café) de mostarda; 3 colheres (sopa) de óleo de nozes (ou de amendoim); 1 colher (sopa) vinagre de xerez; sal e pimenta-do-reino.

Modo de preparo: Mergulhe os ovos numa caçarola com água fervente e cozinhe-os por 10 minutos a partir do momento em que levantar fervura. Selecione o agrião, elimine os talos grossos e lave-os várias vezes. Enxugue cuidadosamente. Mergulhe os ovos em água fria por alguns minutos, descasque e corte-os em rodelas. Esprema o limão. Descasque a maçã, corte-a em duas, tire o centro e as sementes. Embeba-a com a metade do suco de limão e corte-a em cubinhos. Corte o queijo em cubinhos também. Prepare o vinagrete. Misture a mostarda, o óleo e o vinagre. Acrescente o suco de limão restante, o sal e a pimenta. Arranje numa saladeira o agrião, os cubos de maçã e de queijo. Regue com o vinagre e misture. Acrescente os ovos em rodelas e sirva.

 

Folhas Variadas com Toucinhos Macios

(Larousse - Saladas)

Tempo de preparo: 30 minutos

Grau de dificuldade: Fácil

Rendimento: 4 porções

Micro-ondas: Não Freezer: Não

Ingredientes: 200 g de beterraba cozida; 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho; 200 g de alface-de-cordeiro; 150 g de dente-de-leão; 180 g de toucinho defumado. Molho - 1 colher (sopa) de mel; 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico; 2 colheres (sopa) de óleo de nozes; 1 colher (sopa) de óleo de amendoim; sal e pimenta-do-reino.

Modo de preparo: Descasque a beterraba, corte-a em rodelas finas, depois em tiras, regue com 1 colher (sopa) de vinagre. Lave a alface-de-cordeiro e tire o talo das folhas de dente-de-leão. Lave e seque as folhas. Misture as folhas verdes numa saladeira. Prepare o molho. Emulsione todos os ingredientes, exceto o mel. Em fogo baixo, core os toucinhos a seco numa frigideira. Cuide para que fiquem macios. Escorra-os em papel absorvente. Enxugue a frigideira. Acrescente 1 colher (sopa) de vinagre na mesma frigideira, mexa durante 1 minuto e acrescente os toucinhos para reaquecê-los. Despeje o molho que formou e os toucinhos quentes sobre a salada. Acrescente mel ao vinagrete, despeje a mistura sobre a salada e mexa-a delicadamente. Distribua as folhas de salada em quatro pratos. Espalhe as tiras de beterraba. Coloque pimenta-do-reino. Sirva imediatamente.

Pudinzinhos de Alho com Creme de Salsinha

(Larousse - Cozinha Light)

Tempo de preparo: 30 minutos

Grau de dificuldade: Fácil

Rendimento: 4 porções

Micro-ondas: Não Freezer: Não

Ingredientes: 40 g de dentes de alho; 50 ml de creme de leite light; 200 ml de leite desnatado; 1 ovo inteiro; 2 gemas; 1 colher (chá) de azeite; sal e pimenta moída. Creme de salsinha - 200 g de salsinha; 150 ml de leite desnatado; 1 colher (sopa) de leite em pó desnatado. Modo de preparo: Descasque os dentes de alho e mergulhe-os por 2 minutos na água fervente e escorra. Repita a operação mais duas vezes. Triture-os por 2 ou 3 minutos com o creme e o leite. Acrescente o ovo e as gemas batidas como para omelete, coloque sal, pimenta e misture. Pré-aqueça o forno a 150°C. Reparta o creme de alho em quatro tigelinhas untadas, coloque-as numa forma refratária e ponha água quente até a metade. Deixe assar por cerca de 40 minutos, até que os pudins estejam firmes. Prepare o creme de salsinha. Lave a salsinha e arranque os talos. Mergulhe-a por 2 minutos na água fervente levemente salgada. Retire-a e mergulhe-a imediatamente na água gelada. Enxugue-a em um pano limpo e deixe secar em papel absorvente. Ferva o leite, acrescente a salsinha e deixe cozinhar por 2 minutos. Fora do fogo, acrescente o leite em pó e bata no processador por 2 a 3 minutos para obter um creme bem liso. Coloque sal e pimenta. Desenforme e sirva quente, rodeados pelo creme.

 

Fritada de Camarões no Tomate

(Larousse - Cozinha Light)

Tempo de preparo: 40 minutos

Grau de dificuldade: Fácil

Rendimento: 4 porções

Micro-ondas: Não Freezer: Não

Ingredientes: 4 tomates; 1 cebola; 2 dentes de alho; 1 colher de sopa de azeite; 12 a 16 camarões grandes frescos ou congelados; 1 galho de tomilho; 1 folha de louro; sal e pimenta moída. Modo de preparo: Escalde os tomates durante 15 segundos, retire a pele e as sementes e corte em cubos. Descasque e pique a cebola bem fina. Descasque os dentes de alho e depois passe no espremedor. Coloque o azeite para esquentar numa frigideira e deixe dourar os camarões em fogo médio, 2 minutos de cada lado. Retire-os com uma escumadeira e reserve. Abaixe o fogo, coloque a cebola picada na frigideira e deixe-a fritar suavemente por 5 minutos, mexendo sempre, até que ela comece a pegar cor. Acrescente os cubos de tomate, o tomilho, o louro, o alho, o sal, a pimenta e deixe cozinhar lentamente por 10 minutos. Recoloque os camarões na frigideira, afundando-os um pouco no molho de tomate, e deixe-os cozinhar lentamente por 10 minutos. Experimente e corrija o tempero, despeje numa travessa quente e sirva como entrada. Como prato principal, sirva acompanhada de arroz branco.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;