Economia Titulo Aceleração
Inflação no Grande ABC vai a 0,55% em janeiro

Material escolar e mensalidades contribuíram com 0,16 ponto percentual no índice do custo de vida da USCS

Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
07/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A inflação no Grande ABC, medida pelo IPC-USCS (Índice de Preços ao Consumidor da Universidade Municipal de São Caetano), em janeiro ficou acima do esperado. O indicador registrou taxa de 0,55%, mais que os 0,21% de dezembro.

A aceleração foi semelhante à observada no índice oficial do País, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), apurada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que apresentou alta de 0,48% no mês, frente aos 0,28% do último mês de 2008.

No caso do IPC-USCS, o assistente de coordenação da pesquisa, Lúcio Flavio Dantas, disse que a estimativa inicial era uma taxa de 0,45% a 0,50%. "Esperávamos que os itens de alimentação se mantivessem com deflação (queda dos preços) por mais tempo, mas isso não ocorreu". Os produtos alimentícios tiveram alta de 0,13% em janeiro.

No entanto, os segmentos que impulsionaram o indicador geral na região foram a área de educação (mensalidades e material escolar), transporte (reajustes de tarifas de ônibus) e despesas pessoais (preços de cinemas e clubes).

Dantas citou que as elevações na área escolar (alta de 5,76%, que gerou uma influência de 0,16 pontos percentuais na taxa inflacionária) eram previstas, em função desse período do ano, quando cresce a procura por materiais e livros didáticos, assim como a demanda por lazer, em função de serem férias. Já o aumento do valor das passagens em anos anteriores ocorria a partir de fevereiro.

Para este mês, o analista da USCS projeta taxa inferior a 0,50%, por causa da menor pressão que deverá ser exercida pelo grupo educação - cujas altas já terão sido em parte absorvidas.

NO PAÍS
A alta de 0,48% no IPCA também superou as previsões dos analistas, que projetavam 0,35% a 0,47%.

Os alimentos registraram alta de 0,75% no IPCA no mês, quase o dobro da variação de 0,36% apurada em dezembro. Contribuíram com 0,17 ponto percentual no resultado do mês.

No indicador nacional, a maior contribuição individual para a taxa de janeiro ficou com as tarifas dos ônibus urbanos que subiram 3,24%, e tiveram impacto de 0,12 ponto percentual na taxa mensal.

Ainda segundo o IBGE, os combustíveis também pressionaram a taxa, já que passaram de uma queda de 0,04% em dezembro para uma alta de 0,53%.

O IPCA é o índice utilizado pelo Banco Central para cumprir o regime de metas de inflação, determinado pelo CMN (Conselho Monetário Nacional). O centro da meta de inflação para 2009 foi estabelecido em 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;