Política Titulo Repercussão
Líder, Alckmin comemora; Padilha vê hora da virada

No pleito presidencial, aliado de
Marina diz que dado reflete as ruas

Por Júnior Carvalho
Renato Gerbelli
15/09/2014 | 07:10
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Líder na nova rodada do cenário eleitoral estadual medida pelo DGABC Pesquisas, a pedido do Diário, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) comemorou os números da região que lhe dariam vitória no primeiro turno, mas novamente pregou “humildade” e “trabalho nas três semanas que restam para a eleição” do dia 5 de outubro.

“Estou muito feliz. Temos que ter humildade e trabalhar ainda mais. Mantenho o otimismo, mas eu acho que quem decide eleição é o eleitor, o povo. Agora nessas três semanas é trabalhar ainda mais”, disse Alckmin, que ontem fez campanha em Parelheiros, na Zona Sul da Capital, ao lado do deputado estadual Fernando Capez (PSDB), candidato à reeleição.

O tucano creditou o percentual a investimentos na área da da Educação, da Saúde, da Segurança e de Mobilidade Urbana – entre as obras estão a assinatura do contrato para construção da Linha 18-Bronze (Tamanduateí-Djalma Dutra) e a instalação de AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e da Rede Lucy Montoro de assistência a portadores de necessidades especiais.

Segundo o DGABC Pesquisas, 39,2% dos eleitores do Grande ABC vão votar no atual governador. Em votos válidos, o chefe do Executivo paulista alcança 54,8% das citações, cenário que encerraria a disputa já na fase inicial nos sete municípios. O segundo colocado é o presidente licenciado da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf (PMDB), com 18,3% das intenções de voto.

Em terceiro na sondagem regional, o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, candidato do PT ao Estado, viu com otimismo os dados. Padilha ampliou sua avaliação em 6,1 pontos percentuais em 40 dias, passando de 4,9% para 11%.

“(O resultado da pesquisa) Marca o momento da virada. O PT é um partido de chegada, da reta final. Agora as pessoas estão começando a conhecer as nossas propostas e sabem que quem tem compromisso com o Grande ABC é o PT”, celebrou. “Quem vai levar o Metrô ao Grande ABC, quem vai melhorar a qualidade da Educação no Grande ABC, quem vai garantir a Segurança que o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC pede há muito tempo é a nossa candidatura. Agora é a hora da virada. O PT vai mostrar nessa reta final que vai de novo para o segundo turno”, adicionou o petista, que ontem pediu votos no Itaim Paulista, na Zona Leste de São Paulo.

Sem agenda de campanha ontem, Skaf não retornou aos pedidos para comentários dos dados apresentados pelo DGABC Pesquisas.

PRESIDÊNCIA
Aliado da presidenciável do PSB, Marina Silva, o vereador andreense Almir Cicote (PSB) disse não ver com surpresa o fato de a ex-senadora estar à frente da presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, em todas as cidades do Grande ABC, região berço do petismo.

“Quem acompanha a campanha percebe que nas ruas há esse sentimento de mudança. O Grande ABC dá a tônica do que o País quer”, considerou Cicote. “Ainda há muitos indecisos e acredito que grande parte deles vai escolher a Marina, entendeu a mensagem dela. À medida que a Marina cresce nas pesquisas, o PT baixa o nível da campanha. E a população já cansou de campanha odiosa e traiçoeira (dos petistas).”

De acordo com o DGABC Pesquisas, Marina tem 36,8% das intenções de voto contra 26,5% de Dilma. Aécio Neves, presidenciável do PSDB, está na terceira posição, com 14,3%. Nas sete cidades, 7,5% dos eleitores ainda não sabem em quem vão votar.

SENADO
Numericamente à frente na corrida eleitoral ao Senado no recorte do Grande ABC, o senador Eduardo Suplicy (PT) também comemorou os números apresentados. “Felizmente, as pessoas estão conhecendo melhor que sou candidato outra vez a reeleição”, afirmou o petista, lembrado por 30,5% dos eleitores da região. O ex-governador José Serra (PSDB) tem 29,3% das intenções de voto, percentual que torna a concorrência tecnicamente empatada – a margem de erro é de 1,9 ponto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;