Memória Titulo Memória
O Palmeiras e o Grande ABC

Sociedade Esportiva Palmeiras completa seu centenário...

Por Ademir Medici
26/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Sociedade Esportiva Palmeiras completa seu centenário, fundada com o nome de Palestra Itália em 26-8-1914, em plena Primeira Guerra Mundial.

O Grande ABC tem muito a ver com o Palmeiras-Palestra, mesmo porque a região ganhou uma colônia italiana significativa no fim do século 19 – que só cresceu com novos moradores e seus descendentes, até os dias atuais.

Claro que há muitos oriundis corintianos, são-paulinos, santistas. Mas é numa data como esta que o espírito itálico baixa por atacado.

Sábado, no baile italiano da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, quando o Palmeiras marcou o gol que lhe deu a vitória contra o Coritiba, Cláudio Rossi, que é são-paulino, ficou feliz com o feito, seguido pelo palmeirense Vitório Stocco, pelo santista Tonico Vieira e muita gente mais do lotado Salão Social que vibrava ao som das tarantelas da Banda Linha de Frente.

Temos, no Grande ABC, palestrinos históricos. Os irmãos Cassettari, por exemplo; os Manias, do fotógrafo Antonio Morandus Manias, que muitas fotos tirou do velho estádio do Palestra – e que mereceriam uma exposição; Domingos Chiavoni, de Rudge Ramos. Manias e Chiavoni foram representantes oficiais do Palmeiras na região, com carteirinha e tudo.

O esportista Renato Mariani, presidente da Comissão Memória de Mauá. Goleiro da Associação Atlética Industrial. Já com mais de 70 anos ainda seguia de trem, sozinho, para ver o Verdão no Parque Antarctica.

Prefeito Geraldo Faria Rodrigues, de São Bernardo, que nunca negou as cores alviverdes do coração.

Das novas gerações, Memória arrisca uma listagem:

- Sindicalista Paulo Lage, da categoria química, que já não tem mais lugar para colocar as cores esmeraldinas das suas fotos, troféus, faixas, flâmulas.

- Advogado João Sérgio Rimazza, o Tachinha do futebol de Mauá, que quase enfrentou o seu Palmeiras jogando de lateral-direito pela seleção de Mauá num amistoso inesquecível – barraram Rimazza naquele jogo, oh dó...

- Metalúrgico Josimar, o Banana, o que localiza em segundos as relíquias registradas pela TV dos Trabalhadores.

- Bitu, da banca de jornais, revistas e miudezas da Vila Santa Terezinha, da Rua Tiradentes, a antiga Linha São Bernardo Novo.

- O raivoso jornalista Carlos Messias Laranjeira, que virou palmeirense quando o craque Luiz Pereira estendeu-lhe a mão.

- Pesquisador Walter Carreiro, de Diadema, palmeirense que estuda os clubes da sua cidade.

- Padre Odair Ângelo Agostin, de Eldorado, que na qualificação de palmeirense mereceu uma ampla reportagem aqui no Diário, escrita por Vanessa de Oliveira, com fotos de Andréa Iseki.

Que os demais palestrinos se manifestem nesta data especial.

EM DEFESA DO ARQUIVO PÚBLICO – 9

E os protocolos

Depoimento: Ieda Bernardes Pimenta, diretora técnica do DGSAESP

São mais de 30 mil unidades de protocolo na administração estadual de São Paulo. É certo, é justo que cada uma funcione como queira? Daí a ideia de padronizar, com a gestão sistêmica: todos os arquivos estaduais funcionar de acordo com regras comuns e de forma integrada. Esta é a palavra-chave: integrado e articulado.

Se na Secretaria de Saúde certo documento é eliminado em cinco anos, na outra o mesmo tipo de documento também será eliminado em cinco anos. Não há motivo para uma pasta guardar o documento durante cinco anos e outra pasta em 10. Que uma ache que tem de preservar o documento e a outra não. É preciso ter regras claras para todos. Isso se chama “gestão sistêmica”.

Amanhã, a décima aula

Política Pública

Em 26 de agosto de...

1914 – A Primeira Guerra. Manchete do Estadão: Vitórias alemãs. Queda de Namur. Os franceses rechaçados na Alsacia Lorena.

1929 – Fundada a Sociedade União Esportiva Teuto-Brasileira, em São Caetano, atual União Cultural.

Hoje

- Dia Internacional da Igualdade da Mulher

- Dia Internacional da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

Diário há 30 anos

Domingo, 26 de agosto de 1984 – ano 27, nº 5607

Habitação – Mais favelas aparecem no Alto da Serra do Mar, na divisa entre São Bernardo e Cubatão.

– Sobrado modelo de solo-cimento sai em setembro, num projeto da Prefeitura de Diadema.

Futebol – Pelo Campeonato Paulista, ontem, no Bruno Daniel, Santo André 0, São Paulo 2.

Santos do dia

-Santo Zeferino (na estampa) foi papa entre os anos 199 e 217. Martirizado junto com o bispo Santo Irineu e sepultado numa capela nas catacumbas que mandou construir em Roma.

- Cesário

- Irineu

- Isabel Richier

- Joana Isabel

- Micaela do Santíssimo Sacramento 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;