Esportes Titulo Precaução
Especialista dá dicas para atletas que preferem treinar nas ruas

Optar pela contramão da via e evitar fazer zigue-zague estão entre as recomendações

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
19/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A morte do corredor Álvaro Teno, 67 anos, dentro do campus da USP (Universidade de São Paulo), na Capital, sábado, ligou o alerta para praticantes do pedestrianismo. O atleta foi atropelado quando treinava para participar da meia maratona de Buenos Aires, em setembro.

Correr na rua, apesar de prazeroso, requer cuidados, como indica o professor de Educação Física, pós-graduado nas áreas de Treinamento Desportivo, Fisiologia e Psicologia do Esporte e Natação, José Carlos Fernando, mais conhecido como Zeca, em publicação no site www.ativo.com.

Segundo o especialista, é preciso ter cuidado. Uma das dicas é usar a calçada e sempre optar pela contramão, tendo visibilidade do tráfego e como se proteger de algum problema ou imprudência de motoristas.

Além disso, José Carlos recomenda que se evite cruzar ruas e fazer zigue-zague, quando necessário, fazer a manobra na faixa de segurança. Outras recomendações são usar aparelhos luminosos para fácil percepção dos carros e evitar músicas altas que impeça de ouvir sinais sonoros dos carros.

As dicas são importantes para os 3.000 atletas que vão disputar domingo a quinta etapa do Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, em Ribeirão Pires. A competição é promovida pelo Diário e conta com apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. A organização é da Federação Paulista de Atletismo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;