Setecidades Titulo Doações
Postos estão à espera de voluntários

Doações de sangue e leite caem aproximadamente 30% nesta
época do ano; bancos da região irão funcionar durante feriado

Por Andressa Dantas
Especial para o Diário
22/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Ainda dá tempo de praticar boas ações neste ano. Os bancos de sangue e de leite da região permanecerão abertos aos voluntários durante as festas de fim de ano.

Nas férias, as doações de sangue e de leite caem aproximadamente 30%. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo convoca a população a comparecer aos pontos de coleta (confira no quadro ao lado).

O objetivo da iniciativa é garantir os estoques nos hospitais na época em que costuma haver aumento no número de acidentes e, com isso,grande volume de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusões.

O estoque da Colsan (Sociedade Beneficente Coleta de Sangue) geralmente tem capacidade para abastecer os hospitais públicos do Grande ABC por 15 dias, mas neste período o estoque não passa de uma semana.

"Esse período é muito complicado. Nosso estoque de RH negativo é o suficiente apenas para dois dias", destacou a coordenadora dos hemocentros da região, Solange Rios.

O banco de sangue tem capacidade para 6.200 doações mensais, recebe em média 4.500 e neste mês apenas 2.500 doadores compareceram para colaborar.

A situação atinge também os bancos de leite, que, por conta das viagens de férias, têm o estoque reduzido.

De acordo com o coordenador da UTI Neonatal do Hospital Mário Covas, Fernando Trigo, a doação de leite é essencial para os bebês internados.

"Os pequenos têm a companhia das mães apenas três dias na semana, por isso precisamos do estoque abastecido. Os 20 bebês que ocupam os leitos do hospital possuem sérias restrições de saúde e necessitam de leite humano", explicou Trigo .

Cada bebê consome, em média, 300 ml de leite por dia. "O ideal seria que o estoque tivesse oito litros por dia, mas temos apenas dois", lembrou o neonatologista.

Ainda é possível ajudar a abastecer os bancos neste ano. A coleta de sangue só terá funcionamento alterado na segunda-feira e no dia 31, com atendimento apenas nos hospitais Mário Covas e no Hemocentro de São Bernardo. Na terça-feira e no dia 1º não haverá expediente e nos demais dias todos os postos funcionam das 8h às 13h. Para se tornar doador é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar no mínimo 50 quilos e não ser portador de doenças sexualmente transmissíveis.

Os bancos de leite funcionarão 24 horas e a única diferença é que, no período de festas, não será retirada a doação nas residências.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;