Esportes Titulo Fórmula 1
Vettel anda mais rápido no treino

Alemão, que levou últimas quatro corridas, lidera tomada de tempo em Abu Dhabi

Por Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
03/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A pergunta no circo da Fórmula 1 é: quem será capaz de parar Sebastian Vettel? Vencedor das últimas quatro provas, o alemão da Red Bull deixou o favorito Lewis Hamilton, da McLaren, para trás e foi o mais rápido nos treinos livres para o GP de Abu Dhabi. O desempenho do atual bicampeão do mundo e líder da temporada causa desespero nos concorrentes. A decisão de quem será o pole position será hoje, às 11h, com transmissão da TV Globo.

Apesar de andar na frente, Vettel se mostra preocupado com o melhor rendimento da McLaren no circuito de Yas Marina. "Acho que podemos ficar contentes com os treinos de hoje (ontem). No geral, tivemos uma boa volta com os pneus médios, mas o ritmo de corrida das McLarens foi mais rápido e eles pareceram ser mais competitivos. Eles serão os rivais que precisaremos superar", projetou o alemão.

Do outro lado, Hamilton, que andou na frente na primeira bateria de treinos livres, jogou a responsabilidade para o rival. O inglês revelou que teve desempenho inferior com os pneus macios, ao contrário do que aconteceu com os demais pilotos e por isso mostra preocupação sobre o que pode acontecer na corrida.

"Foi um dia bem interessando. Passamos por muita coisa. Parecíamos bem no primeiro treino, mas tive dificuldades no segundo", afirmou o campeão da temporada 2008. "Conseguimos bom tempo com os pneus médios e depois o pessoal estava baixando com os macios, mas não consegui tirar tempo algum com eles, então, talvez o problema seja na troca de pneus", constatou o piloto inglês.

A diferença entre Vettel e Hamilton foi de apenas um décimo de segundo, o que mostra o desempenho quase igual dos carros. A terceira posição ficou com o inglês Jenson Button, também da McLaren. O australiano Mark Webber, da Red Bull, foi o quarto, mostrando que as duas equipes devem ditar o ritmo da prova.

Vice-líder do Mundial, 13 pontos atrás de Vettel (240 contra 227), Fernando Alonso teve desempenho bem abaixo do esperado em relação ao seu principal rival na luta pelo título. O espanhol foi apenas o sétimo colocado do grid, a 0s8 do obtido pelo alemão. Ao menos, o espanhol andou na frente do seu companheiro de equipe, Felipe Massa, que terminou uma posição atrás, com diferença de dois décimos de segundo.

Outro brasileiro, Bruno Senna também não teve desempenho satisfatório em Abu Dhabi. Ele foi apenas o 11º do treino, duas posições atrás do companheiro de equipe, o venezuelano Pastor Maldonado.

 

Felipe Massa prevê Ferrari com melhor desempenho na prova

Faltou velocidade e sobrou explicações para Felipe Massa, da Ferrari. Depois de conseguir a modesta oitava posição no treino livre para o GP de Abu Dhabi, ele assumiu que vai ser difícil brigar pelas primeiras posições no treino oficial, hoje, às 11h, mas prevê bom rendimento da escuderia italiana durante a corrida.

"Pelo que pudemos ver, em longas séries nós estamos mais competitivos, mas o rendimento é menor em uma só volta. Com certeza, seria melhor se estivéssemos um pouco mais rápidos. Mas vamos ver isso quando realmente interessa, que é na classificação de amanhã (hoje)", comentou.

Apesar do resultado ruim no treino, Massa comemorou que tudo saiu de acordo com o combinado. "Cumprimos nossa lista de tarefas tanto na primeira quanto na segunda sessão, o que é sempre bom. Testamos os pneus da maneira usual, primeiro com pouco combustível e depois com o tanque cheio, para avaliar como seria o desempenho do carro na corrida", completou o brasileiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;