Setecidades Titulo Educação
Alunos aprendem Ciências brincando

Mostra em Diadema é resultado de pesquisas de 1.260 estudantes do Fundamental

Por Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
24/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
DGABC


Astronomia, trânsito, DNA e os hábitos das minhocas. Tudo isso se transformou em trabalhos de escola e foram apresentados ontem, durante a 2ª Mostra de Ciências - Desafios e Experiências, realizada no Centro Cultural Okinawa, em Diadema. São o resultado de pesquisas de 1.260 alunos, de 12 escolas municipais envolvidas no Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação, parceria do Instituto Ciência Hoje e Prefeitura de Diadema ao longo de 2011.

Os projetos realizados por estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental também abordam temas como a relação entre consumo e produção de lixo, a importância de árvores como o pau-brasil e o abacateiro e a formação dos bairros de Diadema. "A ideia é revitalizar o ensino de Ciências nos primeiros anos de estudo. Vemos muitas iniciativas voltadas ao Ensino Médio, mas poucas para as crianças menores. Queremos provocar a curiosidade e despertar o olhar científico", destaca a diretora pedagógica do programa, Maria del Carmen Chude.

Este é o segundo ano de parceria do Instituto e Prefeitura. Em 2010, o programa era voltado apenas aos estudantes do 4º e 5º anos do Fundamental. "Sentimos que houve maior motivação por parte dos alunos no campo da ciência e mais estímulo à experimentação", afirma a secretária de Educação do município, Lucia Helena Couto.

ESTÍMULO

De acordo com a professora Mônica Cristina Monge, do 5º ano B da Emeb Letícia B. Pessa, no Jardim União, o trabalho desenvolvido neste ano, que analisa a influência da Rodovia dos Imigrantes no cotidiano do bairro, estimulou as crianças a se interessar mais pela disciplina de História.

"Antes eles viam a história como algo distante, que não os afetava. Hoje eles percebem que é preciso entender o que aconteceu no passado para enxergar as influências das decisões em suas vidas. Por exemplo, eles descobriram muitos detalhes sobre a construção da rodovia e fizeram campanha de conscientização no bairro para evitar atropelamentos".

Para a aluna Lorany Xavier da Silva, 10, que participou do trabalho que montou maquete da rodovia, o projeto estimulou a curiosidade sobre Ciências. "Antes não tinha muito interesse pelas aulas, agora estou começando a gostar. Aprendi muito sobre a rodovia e sua importância para a cidade." Já os estudantes Elias Marcos Silva Júnior, 11, e David Alves dos Santos, 10, ambos do 4º ano, estudaram os hábitos das minhocas. "Vimos que são muito importantes para a terra e produzem o melhor adubo para as plantações", revela Elias. O trabalho foi tão estimulante que despertou até nova paixão. "Queremos ser biólogos porque amamos a natureza e os animais", diz David.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;