Política Titulo Grande ABC
Lula para alavancar petistas
Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
19/09/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Principal cabo eleitoral do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reforça as campanhas petistas do Grande ABC sábado, domingo e segunda-feira. Lula fará peregrinação de apoio a Luiz Marinho (São Bernardo), Carlos Grana (Santo André), Mário Reali (Diadema) e Donisete Braga (Mauá) para alavancar as empreitadas da legenda nas últimas duas semanas do pleito.

Lula inicia a série de comícios por São Bernardo. A atividade está marcada para sábado à noite, na Avenida Robert Kennedy, bairro Assunção. O ex-chefe da Nação vai prestigiar ato de campanha de Marinho, seu principal afilhado político. Em 2008, Lula não mediu esforços para que o apadrinhado pudesse vencer o desconhecimento da população e o deputado estadual Orlando Morando (PSDB).

Líder nas pesquisas de intenção de voto realizadas pelo Diário, Marinho até cogitou não contar com o ex-presidente para que o cacique petista tivesse tempo de visitar municípios com cenários mais hostis ao PT.

No domingo, Lula participa de comícios em duas cidades. Começa por Santo André, onde também interferiu diretamente ao pedir que Grana concorresse à Prefeitura andreense em vez de figurões do partido, como Ivete Garcia (PT), João Avamileno (PT) e Vanderlei Siraque (PT). A atividade ocorre às 9h30, na Avenida Firestone, bairro Silveira.

Grana aguarda que Lula consiga alavancá-lo assim como fez com Marinho quatro anos atrás. O petista de Santo André aparece na segunda colocação nas pesquisas do Diário, em cenário consolidado para ir ao segundo turno contra o atual prefeito, Aidan Ravin (PTB).

No mesmo dia, o ex-presidente realiza ato para apoiar a reeleição do prefeito de Diadema, Mário Reali (PT). A cidade foi a primeira a ter um governo petista - com Gilson Menezes, em 1983 - e, mesmo com Reali à frente nas pesquisas, a presença de Lula é simbólica para a empreitada diademense. O comício está marcado para 19h, na Praça da Moça, região central.

Mauá recebe o ex-chefe da Nação na segunda-feira, em atividade de rua na Avenida Portugal, no Jardim Pilar, às 19h. Donisete Braga é outro petista a esperar que a figura de Lula impulsione sua campanha, o consolide para ir ao segundo turno contra Vanessa Damo (PMDB) e, na etapa final da eleição, consiga manter nas mãos do PT o governo de Mauá, hoje com Oswaldo Dias (PT).

 

PT convoca militância para ‘batalha'

 

O diretório nacional do PT divulgou carta ontem à noite convocando a militância da sigla para "uma batalha do tamanho do Brasil."

O texto, dividido em cinco tópicos, cita que vitórias do PT nas eleições municipais servem de alicerce para disputas políticas em âmbitos estadual e nacional. "Trata-se de fortalecer nosso projeto nacional, de um Brasil soberano, politicamente democrático e socialmente justo."

"A comissão executiva nacional do PT convoca a militância petista, nossos filiados e filiadas, nossos simpatizantes e eleitores, nossos parlamentares e governantes, para uma batalha do tamanho do Brasil: em cada cidade, pequena, média ou grande, trata-se de obter grandes votações, elegendo vereadores e vereadoras, prefeitos e prefeitas. E fazendo a defesa de nosso partido, do ex-presidente Lula, de nossos mandatos e lideranças, bem como do legado dos nossos governos, que melhoraram as condições de vida e fortaleceram a dignidade do povo brasileiro", discorre o documento.

A carta ainda pede que a militância vá às ruas, "em cada bairro, em cada escola, em cada empresa, em cada movimento social, nas redes sociais", para desfazer mentiras e boatos que rondam campanhas do partido Brasil afora. "A mobilização geral de nossa força militante é a condição fundamental para nosso sucesso nos dias 7 e 28 de outubro", encerra o texto, em referência às datas do primeiro e segundo turnos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;