Setecidades Titulo Mudança de endereço
Canil da GCM de S.Caetano é entregue

Em novo endereço, na divisa com São Paulo, espaço integrará ações de segurança e cidadania

Por Vanessa de Oliveira
do Diário do Grande ABC
25/05/2014 | 07:03
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Foi inaugurada na manhã de ontem a sede do Canil da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano, na Avenida Guido Aliberti, no Centro. Antes, o pelotão estava instalado junto ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), no bairro Mauá. A mudança de endereço, além de visar uma estrutura que ofereça melhores condições de trabalho aos guardas, foi também estratégica para o cerco à violência, por estar em área de divisa com São Paulo e que, por vezes, é utilizada como rota de fuga por criminosos.

A exemplo das bases da GCM, o novo espaço funcionará 24 horas por dia.“Há uma reclamação muito grande na região da divisa entre as cidades, então, com esse equipamento, os guardas não apenas farão o treinamento dos cães como também o serviço de policiamento”, destacou o secretário municipal de Segurança, Marco Antonio Alvares Barreiras .

“Essa região estará mais monitorada. As pessoas que quiserem praticar algum delito vão pensar duas vezes”, frisou o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB).

No atual prédio funcionava a Associação Thiene dos Atiradores de São Caetano, entidade privada que utilizava o espaço público em regime de comodato. Esta permissão foi revogada por decreto em 2011 e, no fim do ano passado, a Prefeitura iniciou processo de reforma do prédio, que incluiu pintura, melhorias nas estruturas hidráulica e elétrica, além da construção de 15 boxes para os animais.
O Executivo investiu, aproximadamente, R$ 300 mil e contou com apoio de empresários que auxiliaram na doação de materiais. O grupamento que ocupa o local possui 17 homens e 11 cães.

A nova sede trabalhará não só na questão de segurança, como também de cidadania, tendo as crianças como principal alvo. “Traremos alunos da rede municipal para passarmos valores de maneira lúdica e criativa, utilizando os cães”, falou o comandante do Canil da GCM, Alexandre Cortez.

“O trabalho com as crianças tem o intuito de aproximá-las do guarda, para que elas o vejam como um amigo. Isso dará um convívio e uma proximidade muito maiores com a sociedade, que é o nosso objetivo”, ressaltou Douglas Bispo da Silva, comandante da Guarda Municipal. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;