Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Você sabe montar uma carta de apresentação?

É importante inserir tempo de carreira,
projetos desenvolvidos ao longo da trajetória
profissional e resultados para as empresas onde o candidato atuou

Cíntia Bortotto
05/05/2014 | 07:05
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Afinal de contas, ainda se usa carta de apresentação? Ela foi muito empregada há uns 15 anos, mas se engana quem pensa que ela morreu. Ganhou cara nova com tantas mudanças tecnológicas, mas ainda está presente em nosso mundo corporativo.

Ela virou um breve e-mail, isto porque velhos hábitos como o de se apresentar ainda não mudaram. Quando a apresentação é feita por meio de indicação, a pessoa que indica é quem escreve um breve resumo introduzindo o candidato. Quando o próprio candidato se apresenta para a vaga, é muito educado colocar resumo.

A carta hoje tende a ser mais curta, já que as pessoas não têm muito tempo para ficar lendo e-mails enormes. Ela tem de ser simples, clara, passar a mensagem e fazer com que a pessoa que contrata tenha interesse em convocar aquele candidato para a entrevista.

Sobre o conteúdo, é importante inserir o seu tempo de carreira, os principais projetos que você desenvolveu ao longo de sua trajetória profissional – pensar nos três mais importantes e que chamem atenção –, elencar os resultados que você trouxe para as empresas para as quais trabalhou. Tente pensar em números. Coloque também sua formação e seu objetivo para o próximo passo de carreira.

Um ponto bastante importante é que seja nominal. Quanto mais personificado for, mais chamará a atenção de quem seleciona ou recebe o currículo.

Para elaborar uma carta de apresentação, siga as seguintes dicas:

1 – Direcione para uma pessoa, preferencialmente com nome e se você conhecer alguém que possa mencionar, melhor;

2 – Os parágrafos devem ser curtos e diretos;

3 – Coloque seu tempo de formação, as áreas em que trabalhou ou pelas quais foi responsável;

4 – Se liderou uma equipe, coloque brevemente o número de funcionários, principalmente se o número for grande, para dar a dimensão do tamanho da organização pela qual você era ou é responsável;

5 – Elenque em outro parágrafo os principais projetos entregues, preferencialmente cite números, demonstrando os resultados;

6 – Tenha em mente que projetos que envolvam várias culturas, reportes internacionais, grandes economias ou altos investimentos chamam a atenção de quem recruta;

7 – Deixe claro o que você está buscando, coloque o cargo ou a posição que é conhecida no mercado, por exemplo, “continuar desenvolvendo minha carreira como gerente de fábrica”, “busco como próximo passo de carreira uma posição de diretoria de marketing”. Isto ajuda, mas cheque antes se a vaga realmente é o que você busca;

8 – Anexe o currículo;

9 – Coloque-se à disposição;

10 – Deixe seu telefone celular já no corpo do e-mail.

Pela carta, o recrutador já consegue observar sua concisão, capacidade analítica e capacidade de comunicação escrita. Todas estas são competências valorizadas no mercado de trabalho. Capriche em sua carta de apresentação. Siga confiante e boa sorte!
 




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