Memória Titulo Memória
Notícia centenária

Nesta data, há um século oficiais da Força Pública realizavam viagem de bicicleta

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Nesta data, há um século – 3-5-1914 – oficiais da Força Pública realizavam viagem de bicicleta entre São Paulo e Santos, com parada de duas horas em Campo Grande para almoço e descanso. A saída foi às 6h, com chegada às 13h. O regresso foi pelo trem das 5h50.

Participantes: tenente Salvador Moya, alferes Índio do Brasil, Astolpho Magalhães, José Parada Gonçalves e Alberto de Figueiredo Branco e os sargentos Armando dos Santos, Sebastião José da Costa e Ernesto Perriol Corrêa.

Com esta notícia, extraída de O Estado de S. Paulo, iniciamos a Semana Rio Grande da Serra 2014, com algumas explicações:

1. Em 1914, não havia, ainda, a Represa Billings. Às margens de córregos e rios seguiam trilhas e caminhos, alguns legendários, como Peabiru e Zanzalá. A represa os encobriu.

2. Exatamente por caminhos como estes pedalaram os oficiais militares há 100 anos. Campo Grande, importante ponto de extração de lenha, tinha condições de recebê-los para o almoço noticiado pelo Estadão.

3. Seguindo por esses caminhos, os ciclistas cruzaram o território da atual Rio Grande da Serra, que ganhara estação férrea com a inauguração da São Paulo Railway, em 1867, no mesmo local em que está a atual estação.

EQUIPE – Para esta Semana Rio Grande da Serra contamos com a orientação da advogada e historiadora Gisela Leonor Saar, que mais uma vez nos recebeu em sua casa, ao lado de outros dois estudiosos: professor Toninho Orlando e jornalista Roberto Nascimento.

Passamos na Prefeitura. Combinamos uma entrevista com o prefeito Gabriel Maranhão (PSDB). Almoçamos no Restaurante Kzebre. Ali, na parede do restaurante, uma antiga foto da estação ferroviária de Rio Grande da Serra. Já na estação, conversamos com o artista plástico Galeno Morgado, que pintava a paisagem ao redor.

A partir de amanhã a gente conta tudo o que vimos.

NEWS SELLER HÁ 50 ANOS

Domingo, 3 de maio de 1964 – ano 6, nº 312

Manchete – Atividades de Lauro Gomes em Brasília: oficialmente, tratando de interesses de Santo André e ABC; na realidade, tentando uma aproximação com o regime militar

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 3 de maio de 1984 – ano 26, nº 5309

Manchete – Justiça manda desocupar imóveis do Jardim do Estádio

1º de maio – Dom Cláudio Hummes defende mobilização popular durante a Missa do Trabalhador, celebrada na Matriz da Boa Viagem.

Rio Grande da Serra – No 21º aniversário de sua emancipação, a cidade busca caminhos próprios. A velha capela pode ser salva. As ideias do jovem prefeito William Valério Ramos: integrar a população, realizar calçamentos, investir na Educação.

EM 3 DE MAIO DE...

1974 – Quinze mulheres pioneiras iniciam trabalho no serviço de limpeza pública de Santo André e ganham o apelido de margaridas.

SANTOS DO DIA

- Maura

- Filipe. Natural de Betsaida. Apóstolo. Sofreu o martírio na Ásia Menor, no século I.

- Tiago Menor. Primo de Nosso Senhor. Foi o primeiro bispo de Jerusalém e o primeiro apóstolo a dar a vida pelo Reino de Deus – martirizado no ano 62.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Além de Rio Grande da Serra, aniversariam hoje: Bebedouro, Brotas, Catiguá, Cesário Lange, Iracemápolis, Pinhalzinho, Poloni, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras, Santópolis do Aguapeí, São Francisco e Valentim Gentil.

HOJE

- Dia de Santa Cruz. Feriado em Rio Grande da Serra. A data foi escolhida para celebrar aniversário da emancipação político-administrativa.

- Dia do Sertanejo

- Dia Internacional do Sol

- Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

- Dia do Parlamento

- Dia do Taquígrafo

- Dia do Solo

- Dia Nacional do Pau-Brasil

100 anos de glória

Em 6-1-1925, Luiz Martorelli recebe o título de Sócio Benemérito, pelos bons serviços prestados ao clube.

O Carnaval de 1925 é vivido em São Caetano com quermesse e bolo rifado: 100 números para sorteio, ao preço de 1$ 500 cada.

Glória do esporte do Grande ABC, o São Caetano Esporte Clube está celebrando seu primeiro centenário: 1914-2014.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net. Música, fotografias, notícias no tempo. Aos domingos, Viagem no tempo especial, das 9h às 11h, com reprise das 16h às 18h. Nesta audição, uma seleção de músicas de cantores famosos que hoje moram no Grande ABC: Luiz Gonzaga, Joelma e Demetrius.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). Vinte anos sem Ayrton Senna. Uma gravação em que ele descreve como é dirigir em Interlagos. A trajetória musical de Ataulfo Alves. A nova edição do livro Histórias que o rádio não contou, do professor Reynaldo Tavares. ESTADÃO ACERVO. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, ao meio-dia.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. As Copas do Mundo no campo da História – 6. O tri do Brasil no México em 1970. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

Francisca Michelini Luciano, 93. Natural de Amparo (SP). Dia 26. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

Laudelino Henrique Victorino, 87. Natural de Sacramento (MG). Dia 27. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Telice Alta de Souza, 84. Natural de Palmital (SP). Dia 29. Cem. Cristo Redentor, Vl. Pires.

Ozoria Maria de Andrade Alves, 82. Natural de Passos (MG). Dia 28. Memorial Jardim Santo André.

Sérgio Luiz Marchini, 72. Natural de Louveira (SP). Dia 27. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

SÃO BERNARDO

Lazara Maria da Conceição, 89. Natural de Avaré (SP). Dia 28. Cemitério de Vila Euclides.

Maria Alexandrina Silva, 58. Natural de Lagoa da Prata (MG). Dia 26. Jardim da Colina.

SÃO CAETANO

Regina Vencevicius Archina, 88. Natural da Lituânia. Dia 28. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

MAUÁ

Elvira Maria da Silva Cavalcanti, 87. Natural de Pesqueira (PE). Dia 27. Vale dos Pinheirais.

João Dias Filho, 74. Natural de Lajedo (PE). Dia 28. Cemitério Santa Lídia.
Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;