Economia Titulo Compras
Supermercados crescem 5,3% acima da inflação em 2013

Estimativa da Coop é que o crescimento na região tenha superado a média nacional de alta

Por Andréa Ciaffone
Do Diário do Grande ABC
30/01/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


 Basta ter mais dinheiro no bolso que o brasileiro enche o carrinho, a despensa e a geladeira. Essa atitude costuma se traduzir em crescimento para o setor supermercadista.

De acordo com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), as vendas cresceram 5,36% em 2013, já descontada a inflação oficial medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). “É um resultado para se comemorar pois é, sem dúvida, um dos melhores desempenhos entre os diversos setores da economia brasileira no ano passado”, afirma o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda.

Na região, entretanto, estima-se que os resultados tenham sido ainda melhores. “Se considerarmos as mesmas lojas da Coop que existiam no começo de 2013, o crescimento, já descontada a inflação, foi de 5,8%, acima da média nacional”, diz o presidente da diretoria da Coop, Márcio Valle.

Os executivos preveem que 2014 será um ano de vacas gordas. “Será muito parecido com o de 2013. Se o pleno emprego continuar, mesmo que o PIB (Produto Interno Bruto)  cresça pouco, haverá crescimento”, diz Valle. “Diante deste cenário de estabilidade, calculamos mais um ano de crescimento em torno dos 3%”, afirma Honda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;