Internacional Titulo
Grupo de mídia chinês é criticado por trair apoiadores
Por
31/12/2013 | 05:02
Compartilhar notícia


Um grupo de mídia do sul da China está sendo alvo de críticas por trair os manifestantes que tentaram defendê-la de uma disputa com os censores no início do ano. The Southern Media Group é o dono de uma publicação semanal de Guangzhou, conhecida como Southern Weekly, cuja equipe editorial apresentou uma rara mas curta revolta contra a censura em janeiro, o que atraiu dezenas de manifestantes.

Na ocasião, apoiadores da publicação apareceram nas portas da sede com flores, cartazes e gritos de apoio à liberdade de expressão e à democracia.

A revolta foi rapidamente resolvida após a equipe editorial e os censores alcançarem um acordo, mas quase um ano depois pelo menos três dos manifestantes, incluindo Guo Feixiong, um famoso ativista pela democracia, provavelmente enfrentarão acusações na justiça por distúrbio público.

O grupo está sendo criticado por declarar em um comunicado à polícia que os manifestantes interferiram com as operações da companhia, fornecendo evidências que provavelmente serão utilizadas contra os manifestantes.

Uma cópia da declaração circulou pela internet no fim de semana. O advogado de Guo, Zhang Xuezhong, confirmou que o documento é igual a uma cópia que ele viu no escritório da procuradoria de Guangzhou.

Membros atuais da publicação e ex-funcionários publicaram nas redes sociais mensagens de repúdio à empresa. Intelectuais liberais e outros ativistas também estão entre os críticos, mas muitas das mensagens foram rapidamente apagadas pelos censores.

"Os cidadãos devem ter o direito de se reunirem e o direito de liberdade de expressão, e esses também são direitos que os jornalistas perseguem e defendem", escreveu Zhang Zhe, um repórter que trabalhou no Southern Weekly no momento do impasse, mas que desde então saiu da publicação. Ligações da reportagem ao grupo não foram atendidas. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;