Márcio Bernardes Titulo
O inédito ouro

O Brasil ganhou pela primeira vez a medalha de ouro no vôlei feminino

Por Especial para o Diário
24/08/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


O Brasil ganhou pela primeira vez a medalha de ouro no vôlei feminino. Estava demorando! Batemos na trave algumas vezes, sendo que a derrota para a Rússia em Atenas estava atravessada na garganta.

A seleção fez oito jogos em Pequim. Ganhou todos por 3 sets a 0. Exceção apenas à final, quando cedeu o segundo set para as norte-americanas.

Esse ciclo olímpico foi difícil e delicado, especialmente para José Roberto Guimarães. Tremendo bom caráter, vencedor pelos clubes por onde passou, medalha de ouro com o masculino em Barcelona, Zé Roberto se cobrava muito mais do que era cobrado da imprensa e dos torcedores pela perda do ouro na Grécia.

Ele se manteve fiel aos seus princípios e filosofia. Fez das dores do passado o alicerce para o sorriso do presente. Mudou as jogadoras e o grupo, fez um trabalho objetivando Pequim, trabalhou para enfrentar a maratona de uma Olimpíada.

Todas as suspeitas sobre as reações dessas meninas às adversidades dos maus momentos foram afastadas com o comportamento delas, fora e dentro das quadras.

Uma jogadora em especial merece o destaque: Fofão. Ela, que está deixando a seleção, teve a sombra, por muitos anos, daquela que foi considerada a melhor levantadora do mundo: Fernanda Venturini. Fofão mostrou que também é uma predestinada; conseguiu o ouro olímpico que Fernanda tanto perseguiu e nunca conseguiu.

A medalha de ouro do Brasil foi um feito indiscutível!

Frases

"Entreguei as flores para Maurren com uma gravata dourada. Eu já estava esperando a medalha de ouro."
Roberto Gesta de Melo, presidente da Confederação de Atletismo, brincando com os repórteres.

"Espero que, de uma vez por todas, parem de desconfiar que corro dopado."
Usain Bolt, medalha de ouro nos 100 m e 200 m livre.

"Os chineses prepararam uma festa de encerramento tão linda quanto foi a de abertura."
Merice Duvalier, do Comitê Olímpico, reconhecendo o esforço da China.

"Lidar com mulher é muito mais difícil do que com homem."
José Roberto Guimarães, comparando o seu trabalho no vôlei feminino e no masculino.

Fim de festa
A Vila Olímpica ficou vazia. Apenas os atletas que têm competições neste domingo e os que jogaram sábado estão alojados no local. A mesma coisa acontece com a Vila de Mídia, onde os jornalistas se hospedaram durante o evento. Os voluntários demonstram tristeza pelo final da Olimpíada e o agito normal dessas ocasiões.

Boa vida
Dois ex-jogadores de vôlei se tornaram assessores de Carlos Arthur Nuzman no COB e circulam por aqui com todas as mordomias. Marcus Vinicius Freire é o chefe da delegação brasileira e Bernard Szjasman, diretor do Comitê Olímpico. Eles estão com as silhuetas bem diferentes as do tempo quando jogavam.

Pense em mim
Diego Hipólyto teve uma conversa com Maurren Maggi na Vila Olímpica, na sexta-feira. Ele pediu para ela ganhar o ouro, também como uma compensação para ele, que, até agora, está inconformado em ter perdido a conquista que todos indicavam como certa. A saltadora ficou contente com a força.

Dream Team
Assisti, na sexta-feira, aos dois últimos quartos de Estados Unidos x Argentina, pela semifinal do basquete masculino. O show de bola do Dream Team é um dos prazeres que ficarão na história dessa Olimpíada. Até que o time da Argentina não fez feio, porém perdeu o jogo com 20 pontos de diferença no placar.

Toque final
Praticamente todos os jornalistas brasileiros que estão aqui na China afirmavam que Dunga não sobreviveria na seleção. Isso, antes da derrota para a Argentina. Após aquela humilhação aumentou a especulação sobre a saída do treinador. A conquista do bronze deu sobrevida a Dunga. Mas até os mais compreensivos são capazes de dizer que, se o Brasil não ganhar os próximos jogos pelas eliminatórias, contra Chile e Bolívia, vai crescer uma campanha pela saída do treinador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;