Memória Titulo
A ligação histórica de Suzano com o Grande ABC

Hoje é a data oficial do aniversário de Suzano, vizinha ao Grande ABC. A chamada Cidade das Flores...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/04/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Hoje é a data oficial do aniversário de Suzano, vizinha ao Grande ABC. A chamada Cidade das Flores escolheu o 2 de abril de 1949 para celebrar sua festa maior porque foi nesta data que tomaram posse o primeiro prefeito e os primeiros vereadores. Sessenta anos de autonomia, portanto.

A relação de Suzano com o Grande ABC vai além da vizinhança. Alguns casos:

1) As cabeceiras dos Rios Guaió e Taiaçupeba foram percorridas e investigadas no começo dos anos 1960 pela Refinaria União, hoje Recap da Petrobrás, para o uso de suas águas.

2) Parte do território original de Suzano foi anexada à Freguesia de São Bernardo pela Lei nº 23, de 19 de julho de 1867. Eram terras do capitão João José Barbosa Ortiz, que também foi grande proprietário de terras em Mauá. Ele é o famoso Capitão João, que dá nome a uma via central de Mauá.

3) As terras de Suzano anexadas a São Bernardo originaram o Distrito de Ouro Fino, em Ribeirão Pires.

4) A lei estadual que eleva Suzano a município - nº 233 - é a mesma que criou os Distritos de Diadema e Riacho Grande. Suzano desmembrou-se de Mogi das Cruzes.

5) Olavo Zampol, natural de Ribeirão Pires, filho do prefeito Fioravante Zampol, de Santo André, foi o segundo magistrado da Comarca de Suzano.

6) Entre os municípios limítrofes de Suzano estão três do Grande ABC: Santo André, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. Suzano não faz limite com Mauá, apesar dessa informação ser amplamente difundida. Isso porque a área da antiga Estrada de Sete Cruzes pertence a Ribeirão Pires.

NOTÍCIAS

1) Taiaçupeba, Baruel e Guaió foram nomes iniciais da cidade.

2) O nome Suzano substitui o nome Guaió da estação ferroviária local em 1907, numa homenagem ao engenheiro Joaquim Augusto Suzano Brandão, que autorizou a construção em alvenaria da estação férrea. Em 1908, a expressão Suzano passa a denominar toda a localidade.

FLORES DE SANTO ANDRÉ

Sociedade Orquidófila inaugura hoje, às 20h, o 36º Festival de Flores, no ginásio do Sesi, Estação Prefeito Saladino. A partir de amanhã o festival será aberto ao público e poderá ser visto até domingo, sempre a partir das 9h. O festival tem a parceria da Prefeitura e da Sociedade Cultural ABC.

A Sociedade Orquidófila de Santo André foi fundada em 1º de maio de 1956. Hoje tem sede à Rua Guarani, 129, no Bairro Valparaiso. Bruno Wolf é o atual presidente.

 DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 1º de abril de 1979

Japoneses - Cerca de 250 japoneses das colônias de Atibaia, Ferraz de Vasconcelos, Vila Matilde, Ermelindo Matarazzo e A. E. Carvalho estão participando desde sexta-feira das filmagens de "Gaijin", em Paranapiacaba. A direção é de Tizuka Yamasaki. No elenco atores brasileiros e japoneses. O documentário pretende enfatizar o choque entre as culturas do Brasil e do Japão.

Ribeirão Pires - Manuel Mendes Júnior é o novo diretor de Cultura. Assume no lugar de Clovis Volpi.

Saúde - Tuberculosos tiram chapas dos pulmões em Santo André. E aparecem os resultados normais.

Religiosidade - História e belezas que a catedral do Carmo tem.

FIlatelia - Emitido carimbo em comemoração aos 25 anos da CTBC.

EM 2 DE ABRIL DE...

1924 - Newton Ataliba Madsen Barbosa nasce em Cosmópolis (SP). Foi o primeiro a se preocupar, sistematicamente, com a história de São Bernardo.

1929 - Prefeito Saladino Cardoso Franco promulga a lei nº 271, que dispunha sobre a urbanização no Município de São Bernardo, então abrangendo todo o Grande ABC.

1934 - Famílias de São Caetano realizam piquenique no bosque da Vila Galvão, em Guarulhos.

1964 - João Goulart, deposto do cargo de presidente, parte de Brasília para Porto Alegre. Ranieri Mazilli assume a presidência interinamente. Sede da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Rio, é invadida e incendiada.

1973 - Estréia o programa 'O Pulo do Gato', pela Rádio Bandeirantes, com apresentação de Gióia Júnior, que foi colunista do DIÁRIO. O primeiro apresentador logo seria substituído pelo atual, José Paulo de Andrade.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Além de Suzano, comemoram aniversário hoje: Alumínio, Capão Redondo, Cotia, Pacaembu, Pongai, Ubirajara e Vinhedo.

SANTOS DO DIA

Francisco de Paula, Leopoldo de Gaiche e Maria do Egito.

HOJE

Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;