Memória Titulo
E com vocês, um andreense da gema, o Turcão

Nasce um novo pesquisador da Memória, Roberto Nasser Bartoli, o Turcão de Santo André. Resoluto, Turcão passou a fuçar seus...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
25/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Nasce um novo pesquisador da Memória, Roberto Nasser Bartoli, o Turcão de Santo André. Resoluto, Turcão passou a fuçar seus guardados e os de sua família e localizou fotos e documentos dos mais importantes, cuja maior parte repassou à Memória para reprodução. São fotos familiares, mas que falam da cidade como um todo.

Turcão nasceu em Santo André, em 12 de dezembro de 1942. Seus pais também nasceram em Santo André, Reinaldo Bartoli (descendência italiana) e Salua Nasser (descendência árabe).

Vivendo sempre no Centro da cidade, Turcão estudou em escolas tradicionais de Santo André: a creche no Externato Coração de Jesus, o primário no Grupo Escolar José Augusto de Azevedo Antunes (o velho 1º Grupo, hoje sede do Museu), a admissão no Duque de Caxias (já localizado na Rua Francisco Amaro), o ginásio no Santo André, do professor Lazzarini.

Fez o tiro-de-guerra de Santo André, ainda quando a corporação funcionava entre a estação ferroviária e a antiga fábrica de casimiras Kowarick. Envolveu-se sempre nas atividades sociais e esportivas da cidade - guarda, por exemplo, a carteirinha do Palestra de Santo André, esta semana focalizado aqui em Memória pelo seu amigo José Bueno Lima.

Turcão é casado com Clara Teresa Brock Bartoli. O casal tem duas filhas, as professoras Raissa e Aize. E antes de focalizarmos os documentos mais antigos que Turcão reuniu - como uma carta assinada por Bernardino Queirós dos Santos e fotos do começo do século passado do 1º Grupo Escolar - escolhemos para este sábado alguns documentos bem pessoais: o Turcão menino e moço, como moço e menino hoje ainda é.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 25 de julho de 1979

Manchete - CNE (Conselho Nacional de Energia) define medidas prioritárias para a crise energética

Grande ABC - Bacia do Tamanduatei tem plano do Consulti (Conselho Consultivo Metropolitano de Desenvolvimento Integrado).

Editorial - A administração na onda do faz e desfaz.

Trabalho - General Motors formará 21ª turma de ferramenteiros.

São Bernardo - Começa hoje o 1º Simpósio de Educação Pré-Escolar, em solenidade marcada para a Associação dos Funcionários Públicos.

Música - Cauby Peixoto canta com Edith Veiga na Rádio Diário.

Polícia - Detentos de São Caetano ganham gabinete dentário.

EM 25 DE JULHO DE...

1954 - Inaugurado oficialmente o Hospital São Caetano.

1959 - Reaberta a Rádio Clube, de Santo André, depois de permanecer fechada, pela Censura Federal, por mais de dois meses.

- São Caetano inaugura duas escolas de educação infantil: José Mariano Garcia Júnior e João Barile.

MUNICÍPIO PAULISTA

Águas de São Pedro celebra hoje o seu aniversário. Município criado pela lei estadual nº 233, de 24 de dezembro de 1948, que o separou do município de São Pedro.

HOJE

Dia Nacional pela Paz no Trânsito, Dia do Motorista, Dia do Escritor e Dia do Trabalhador Rural.

SANTOS DO DIA

Cristóvão, Tiago Maior e Valentina.

MUSEU DO RÁDIO

General Electric 1950. EUA. Já com a faixa FM, que no Brasil somente começou a se popularizar em 1956.

Coleção: Mauricio Marchini, de Mauá; contatos: 9881-3524; marchini12@hotmail.com




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;