D+ Titulo
Conflitos existem e são saudáveis quando há respeito
Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
12/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O bom relacionamento entre pais e filhos é importante, principalmente para o jovem. "É melhor quando pode se abrir e pedir conselhos", afirma Maria Cecília Vilhena, psicóloga e professora da PUC-SP. Mas a especialista explica que manter outras amizades é fundamental. "O fato de ter a mãe e o pai próximos ajuda a receber orientação mais amadurecida. Entretanto, não devem substituir os amigos da mesma idade, que fazem parte do desenvolvimento."

Além disso, não é porque mãe e filhos se amam que nunca vão se desentender. Conflitos familiares são normais e saudáveis, segundo a psicóloga. "É importante que o adolescente coloque suas opiniões. Os pais devem escutar, mas não necessariamente concordar. O importante é ter espaço para discussão e que os diferentes pontos de vista apareçam." Isso não significa, porém, que a conversa deve acabar em briga. Compreensão e respeito são necessários. "Talvez o maior desafio seja manter a calma para que haja diálogo."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;