Nacional Titulo
PF prende quadrilha que contrabandeava combustível
Do Diário OnLine
04/11/2001 | 18:48
Compartilhar notícia


A Polícia Federal prendeu 12 integrantes de uma quadrilha, sediada em Cuiabá e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, que adulterava e contrabandeava combustível na madrugada deste sábado. Entre os detidos estão três agentes da própria PF, um inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um sargento da Polícia Militar e quatro empresários.

Os policiais tinham conhecimento da operação "Tentáculos" há dois meses, mas o envolvimento de agentes da polícia, repassando informações sigilosas, dificultou o desmembramento da quadrilha. Para evitar vazamentos, foram utilizados policiais do Comando de Operações Táticas (COT) e da Coordenação de Inteligência (CI) da PF.

O levantamento do total de combustível desviado e adulterado pela quadrilha ainda não foi concluído, mas cada carreta de transporte de gasolina tinha capacidade de 30 mil a 47 mil litros. As primeiras investigações indicaram que o lucro obtido pelos contrabandistas era superior a 50% de toda a carga. O combustível adulterado era distribuído em Mato Grosso e São Paulo, entre outros estados.

A gasolina desviada do tipo aditivada iria para o Uruguai, via porto de Paranaguá (PR), mas não chegava ao destino final. As carretas eram desviadas para uma fazenda no interior da Bolívia, onde a quadrilha adicionavam nafta e condensado de petróleo, também desviados da Bolívia. Só então, o combustível era transferido para outros caminhões menores e distribuídos por vários Estados.

Os agentes da PF e do inspetor da Polícia Rodoviária Federal e davam cobertura ao transporte do combustível adulterado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;