De olho no transito Titulo
Fórum Social Mundial

Com metade da população mundial nos centros urbanos que crescem em média 2,5% ao ano...

Por Cristina Baddini
30/01/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Com metade da população mundial nos centros urbanos que crescem em média 2,5% ao ano, não há dúvida que o destino da humanidade está relacionado diretamente ao que acontece nas cidades. Ao cobrir apenas 2% da superfície do planeta, as cidades concentram mais que pessoas: acumulam problemas, pesadelos, sonhos e soluções envoltos em uma frenética rede de relações sociais, econômicas, culturais e políticas influenciadas pela constante troca de conhecimento, inteligência, informação e sentimentos.

 A reunião de tanta gente em um determinado espaço impõe a necessidade da busca constante do equilíbrio entre o Homem e a Natureza.

 A discussão

 O processo histórico da evolução da humanidade demonstra a mudança da condição de famílias isoladas para tribos, que posteriormente se transformaram em cidades-estado, caminhando finalmente para a formação das nações. Com isso o mundo alcançou o estado de interdependência das nações passando a ser chamado de "aldeia global".

 O fenômeno da globalização é o resultado do processo originado pela crescente mobilidade das pessoas e pela rapidez dos meios de comunicação gerando o atual estado de total interdependência.

 Globalização

 O processo da globalização surgiu em decorrência do rápido desenvolvimento dos sistemas de comunicação e transportes. A globalização também pode ser avaliada como uma oportunidade para os povos se unirem, uniformizando interesses por meio dos benefícios gerados pelo aproveitamento dos recursos materiais disponíveis e da difusão da cultura geral.

 Portanto, as discussões sobre a ordem mundial têm grande relevância para todos que se preocupam com o futuro da humanidade e desejam que a globalização não se restrinja simplesmente a acordos econômicos que beneficiem somente alguns povos ou nações.

 O início

 O primeiro Fórum Social Mundial foi realizado em 2001 na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com o slogan "Um outro mundo é possível".

 Com a atual crise do sistema capitalista, o grande desafio dos organizadores e participantes da próxima edição do fórum será demonstrar ou identificar que mundo é este - ou ainda que mundos são estes, uma vez que a pluralidade é uma das marcas do evento.

 Belém, no Pará, abriga nesta semana a nova edição do Fórum Social Mundial. Três grandes temas deverão dominar os debates: a crise do capitalismo, a guerra no Oriente Médio e a preservação ambiental, sobretudo pelo cenário da Amazônia, onde o desmatamento e a emissão de gás carbônico têm crescido em níveis preocupantes.

 A crise atual

 A atual crise exige uma revisão do modelo de desenvolvimento no mundo e o objetivo do fórum será apontar as diretrizes. A crise abre uma possibilidade de reconstrução em cima de outras perspectivas, envolvendo a participação do cidadão e as questões ambientais. O resultado que dele se espera é a identificação de caminhos e propostas mobilizadoras para manifestações e ações concretas da sociedade civil.

 Marina

 A senadora Marina Silva (PT) defende que o resultado do Fórum Social Mundial será um processo que deve ganhar corpo na sociedade em seus vários segmentos, não se imaginando que um espaço ou evento dessa natureza possa sair com uma plataforma concreta e pragmática. Os interessados em participar a longa distância do fórum de Belém devem acessar o site http://openfsm.net/projects/fsm2009interconexoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;