Palavra do Leitor Titulo
Sócrates: um ídolo do Brasil

Em um País carente de grandes e verdadeiros ídolos, o falecimento de um deles será sentido por uma Nação

Por Dgabc
19/12/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Em um País carente de grandes e verdadeiros ídolos, o falecimento de um deles será sentido por uma Nação. Não precisa ser necessariamente amante do futebol para saber que Sócrates, também chamado carinhosamente de Doutor ou Magrão, representava personalidade inquieta frente às desigualdades sociais e com intelecto político respeitável. Ainda jovem, aos seus 57 anos, o ex-jogador deixou lição a ser seguida por nossa e para as futuras gerações: simplicidade e consciência crítica quanto aos rumos do Brasil.

Sócrates faz parte de geração que se destacava pela sabedoria quanto à situação sofrida da população, ainda perante as desigualdades sociais e repressão impostas pelo regime da ditadura militar. Junto com ele, podemos citar o locutor esportivo Osmar Santos, uma das mais brilhantes vozes que passaram nas emissoras de rádio e também não se limitava aos debates esportivos, englobando também o político. Os dois fizeram parte da campanha pelas Diretas Já, cujo objetivo era restabelecer a eleição direta para a Presidência do Brasil.

Além disso, o ex-jogador foi um dos líderes da Democracia Corintiana, um dos episódios mais bonitos e lembrados da história do futebol nacional, em que tudo era resolvido através dos votos de futebolistas em decisões como do local de concentração às contratações. Tudo isso enquanto o regime militar impunha filosofia de governo totalitarista e deixara centenas de pessoas mortas e desaparecidas por simplesmente pensarem diferente.

Em um mais completo contraste, contamos nos dedos os jogadores que atualmente são diferenciados intelectualmente no futebol. Geralmente, as entrevistas de futebolistas são as coisas mais chatas e vazias que a nossa imprensa noticia, não a desmerecendo em sua função, mas sim a falta de nível crítico desses atletas. E pensar que, além de Sócrates, tivemos pessoas sagazes e gênios da bola como Tostão, Ademir da Guia, Rivelino, Zico e tantos outros. E reparem que a maioria é das gerações passadas. Enfim, Sócrates se tornou personalidade que transcende a paixão clubística, afinal, ele também não se preocupou com os problemas sociais apenas dos corintianos, mas de todos os brasileiros. Portanto, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, aquele que é brasileiro até no nome, merece ser ídolo do Brasil. E sem dúvida deixará saudades.

José Ricardo é oftalmologista e vereador de Santo André pelo PSB.

Palavra do leitor

Boas Festas
O Diário recebe e retribui votos de Boas Festas a Centro Espírita Benfeitor; Suporte Comunicação; Patrizia Rigonati; Cris Fusco; Nascimento Turismo; AD Comunicação & Marketing; Ana Davini; Daniel Ramirez; Marina Vieira; Flávia Fernandes; Henrique Affonso; Rafael Lopes; Bianca Notário; Roberto Vieira; Mariana Honorato; Marina Pernavia; Julia Costacurta; Juliana Faria; Perspectiva Brasil; VitrolaComm Assessoria de Imprensa; Aline Decanini; Paula Crusinski; Centro de Turismo Alemão (DZT); Maria Valle Lopez; Marta Araújo; Adriane Costa.

Baldeação, não!
Chega a me dar enjoo ler a notícia sobre a possível exclusão da Estação Luz para os trens da CPTM que partem do Grande ABC (Setecidades, dia 14). Essa ‘conversinha mole' do secretário de Transportes Metropolitanos, de que com as novas opções de linhas do Metrô os passageiros saíram ganhando e estão satisfeitos, é de doer. Não vejo nada em transportes metropolitano que envolva o Grande ABC. Aonde estão os deputados da região, que deveriam estar brigando para não perdermos qualidade? Eu peço, e em nome do povo, que façam alguma coisa por nós nesse caso de exclusão do acesso direto dos trens do Grande ABC à Estação Luz, e exijam que se pensem e executem projetos realmente metropolitanos, pois nossa região faz parte da Grande São Paulo. Políticos da região e do Estado se quiserem contar com o reconhecimento nas urnas, procurem se mexer, agindo em favor do povo do Grande ABC!
João Antônio de Oliveira
Santo André

Campeão do mal
Temos que dizer como disse Jesus: Pai, eles não sabem o que fazem! No Brasil e em muitos países pobres e miseráveis, o ser humano está passando por processo de involução, está ficando violento e praticante da barbárie. É só acompanhar os noticiários e ver que só se fala de violência, notícias boas não existem mais. Infelizmente não se pode falar a palavra melhoramento genético para o ser humano. As melhorias viriam através da Educação, porém isso não está acontecendo. Países como o Brasil, que investe pouco em Educação, está, na verdade, investindo na violência. A ONU divulgou dados sobre mortes por violência no mundo e o Brasil está com 13% de toda a violência do mundo, contando com países que estão em guerras declaradas. Foi considerada como epidemia a violência no País. Brasil, campeão absoluto da violência.
Antonio Carlos Guertas
São Bernardo

Explicado
Após as declarações do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de que uma das dificuldades de julgar o processo do famigerado Mensalão é o envolvimento de ‘pessoas poderosas' no caso, está explicado por que as excelências do STF, a maioria indicada por Lula, estão pagando a fatura de suas indicações com julgamentos tão imorais. Quer dizer, a mais alta corte virou um braço político do PT.
Agnes Eckermann
Porto Feliz (SP)

Atual
Ao tomarmos conhecimento da declaração de representante da mais alta corte do País sobre o Mensalão, da presidente sobre o cumpanhero ministro ter todo o direito à privacidade, dos desvios de dinheiro público nunca retornado ao tesouro, dos aumentos estratosféricos a representantes do povo votados por eles próprios, legislando em causa própria, lembramo-nos de um verso daquela velha música, tão atual: "Se gritar pega ladrão, não fica um mermão..."
Aparecida Dileide Gaziolla
São Bernardo

Troca-troca
Haddad declarou que deixará em breve o Ministério da Educação para disputar a prefeitura de São Paulo. Para os estudantes brasileiros um consolo: a saída do ministro não mudará a situação da Educação no Brasil, pois, como diria o Tiririca, pior do que está, não fica. Muito ruim, porém, para os paulistanos, que passarão a correr o risco de ver eleito para administrar a sua cidade uma pessoa comprovadamente incompetente.
Ronaldo Gomes Ferraz
Rio de Janeiro

Sem planejamento
Parabenizo a Prefeitura de Mauá pela obra de recapeamento de vias da cidade. O departamento responsável e o de trânsito conseguiram travar o acesso para o Centro da cidade às 13h. No dia 13, as obras foram às 18h, em plena época natalina. Na Câmara questionam sobre falta de placas de transparência da obra, mas acredito é em falta de planejamento.
João Carlos Varim
Mauá




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;