Internacional Titulo
Homem é condenado por planejar atentado contra o rei espanhol
Da AFP
05/10/2006 | 13:13
Compartilhar notícia


A Justiça espanhola condenou a 35 anos de prisão o membro do ETA Javier Pérez Aldunate por ter planejado em 2004 um atentado contra o rei da Espanha, Juan Carlos de Bourbon.

A Audiência Nacional, tribunal que centraliza em Madri os casos de terrorismo, decidiu que o membro da organização basca é culpado de pertencer a uma organização terrorista, de conspiração com vistas a cometer um assassinato e de delito contra a coroa.

Pérez Aldunate foi encarregado pela direção do ETA de assassinar o rei Juan Carlos em Palma de Mallorca (Ilhas Baleares), em abril de 2004, durante a semana de Páscoa, pouco depois dos atentados islâmicos de 11 de março em Madri, que causaram 191 mortos.

O réu viajou para estudar a região das Baleares, onde o monarca espanhol assistiria de 9 a 11 de abril de 2004 às eliminatórias da Copa Davis de Tênis. Um cúmplice deveria levar um fuzil com mira telescópica, mas a entrega não pôde ser feita por um motivo desconhecido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;