BETO GOMES
Do Diário OnLine
10/09/1999 | 17:12
Em 1942, o casal Frits e Ellen Mendels abandonou Paris com as duas filhas em direçao à vila de Le Got, em Dordogne, para escapar da perseguiçao dos nazistas. Lá, viveram por dois anos e meio, até o fim da Segunda Guerra Mundial. Neste tempo, a saga da família judia se resumiu basicamente à procura por esconderijos e a fugas do exército alemao. Durante a passagem por Le Got, tiveram ainda mais um filho, chamado Franklin.
As histórias e apuros pelos quais eles passaram - e iguais às de milhares de famílias que fugiram do Holocausto - ficaram apenas na memória de seus protagonistas e nao chegaram ao conhecimento do público. Foi entao que Jessica Mendels, filha de Franklin, resolveu contar a experiência de seus avós nos campos da França. A idéia virou filme após uma ampla pesquisa iniciada em 1993, e que agora já pode ser conferida no site homônimo à produçao, 29 meses no exílio.
Uma da principais características da página é a forma como Jessica mescla dados históricos do Holocausto com informaçoes sobre o filme. Nao exalta, tampouco faz marketing da produçao. Para ela, as experiências de sua família nada mais sao do que apenas uma parte da vida dos judeus durante o período da guerra.
Parte dos instrumentos de pesquisa utilizados pela autora também pode ser conferida no site. Em parceria com a Amazon.com, a página traz uma lista com mais de trinta livros, vídeos e documentários sobre o assunto. Relaciona ainda vários endereços de sites de organizaçoes, museus e centros de pesquisa.
E depois de acompanhar as informaçoes sobre o filme e a Segunda Guerra Mundial, o usuário pode conferir a galeria de fotos antigas da família Mendels, que traz imagens desde a década de 30. Evidente que nao há nenhum registro do período da guerra.
Olá, leitor!
Informação de qualidade tem valor.
Ou acesse todo o conteúdo de forma ilimitada: