Cultura & Lazer Titulo
São Caetano inicia mostra de teatro
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
08/08/2005 | 08:28
Compartilhar notícia


São Caetano, que há muito tempo tem deixado escapar para outras cidades os espetáculos teatrais feitos por seus artistas, inicia nesta segunda a primeira Mostra de Teatro em nove anos. Durante sete dias serão exibidas 12 montagens, em dois espaços – Teatro Santos Dumont e Teatro do Imes –, todas com entrada franca. Na programação está Versos à Boca da Noite, de Milton Andrade, ator que reside em São Caetano há 45 anos, fez várias novelas na Globo (como Terra Nostra e Rainha da Sucata), mas que nunca teve a chance de mostrar seu talento "em casa".

Andrade está tão animado com a criação do evento que até adiou uma viagem aos Estados Unidos para poder se apresentar na próxima quarta-feira. "É interessante porque as pessoas poderão conhecer quem é quem no teatro da cidade", afirma. A montagem escolhida para o debut é a mesma criada em 1999, mas que vem sofrendo algumas mudanças nos últimos anos.

A duração é de menos de uma hora. O cenário é mínimo: uma cadeira, um cabide e uma caixa repleta de fotos e cartas antigas. Todo o texto é calcado em mais de 40 poemas escritos por nove autores, entre eles Carlos Drummond de Andrade, Hilda Hilst, Thiago de Mello e Vinicius de Moraes.

Em cena, um velho poeta vivido por Andrade está à beira da morte – ou à boca da noite, como sugere a metáfora no poema-título de Drummond. Ao rever fotos e cartas antigas, ele faz um retrospecto de sua vida, recordando a infância, a juventude, os amores, o engajamento político e suas desilusões. "É um texto forte", garante o ator.

Diversidade – Segundo o diretor de cultura de São Caetano, Alessandro Leone, a idéia da mostra surgiu de reuniões com os próprios artistas, detectados por meio do censo cultural da cidade, concluído em fevereiro. Desta vez, o evento integra os festejos de aniversário da cidade, mas a idéia é manter e aperfeiçoar a Mostra nos próximos anos. Segundo Leone, não houve seleção prévia das montagens: "todos que quiseram, entraram na programação". A prefeitura ofereceu cachê aos grupos, apoio operacional e ajuda na divulgação.

E o que o público verá é um evento diversificado, que reúne iniciantes e veteranos. A mostra começa com Aquele Nosso Hamlet, uma livre adaptação de Hamlet, de Shakespeare, que transporta para Brasil dos anos de chumbo o drama vivido originalmente pelo príncipe que busca vingar o assassinato do pai.

Entre os destaques da mostra estão De Lá Pra Cá, história de uma moça do interior que tenta a carreira de atriz na cidade grande (com Haydée Figueiredo) e Vidas Secas, clássico de Graciliano Ramos que ganha o palco na montagem da Cia Matilde. Para as crianças, uma boa dica é Panos e Lendas, dirigida por Chico Cabrera e escrita pelo premiado Vladimir Capella, ambos talentos de São Caetano. A peça se baseia na cultura popular brasileira para recontar a história do mundo. O encerramento será com Dois Querer, dio MCTA.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;