Internacional Titulo
Paris dá nome de Salvador Allende a uma de suas praças
Da AFP
09/07/2003 | 09:52
Compartilhar notícia


A cidade de Paris, dirigida pelo prefeito socialista Bertrand Delanoe, decidiu nesta quarta-feira dar a uma de suas praças o nome do ex-presidente chileno Salvador Allende, derrubado há trinta anos por um golpe de estado de Augusto Pinochet. Até hoje, a praça se chamava Santiago do Chile.

Com esta decisão, a prefeitura da capital francesa quis prestar homenagem "à importante política de reformas" realizada durante a presidência de Allende (1970-1973) e denunciou as "campanhas de desestabilização" que sofreu.

A Prefeitura informou que um parque vizinho à praça, que fica no 7º distrito da capital, às margens do rio Sena, continuará se chamando Santiago do Chile.

A oposição de direita criticou a decisão da Prefeitura e garantiu que se tratava de "uma provocação" que demonstrava a "falta de cultura política e histórica" da esquerda parisiense.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;