Cultura & Lazer Titulo
Jeanne Moreau é eleita para a Academia de Belas Artes francesa
Das Agências
10/01/2001 | 10:58
Compartilhar notícia


A atriz francesa Jeanne Moreau, eleita em 29 de março de 2000 membro da Academia de Belas Artes da França, transformou-se nesta quarta-feira na primeira mulher a ocupar formalmente uma cadeira nessa prestigiosa instituição secular.

A renomada atriz integra o setor das 'criações artísticas no cinema e artes audiovisuais' da Academia junto a outros quatro diretores cinematográficos: Pierre Schoendoerffer, Gerard Oury, Roman Polanski e Henri Verneuil.

Em carácter de membros associados estrangeiros figuram personalidades ilustres no mundo do cinema: o britânico Peter Ustinov e o polonês Andrezj Wajda.

A Academia de Belas Artes era o último reduto do Instituto da França onde nenhuma mulher figurava como membro de pleno direito.

A ex-imperatriz do Irã, Farah Pahlavi, foi integrada à Academia de Belas Artes na qualidade de associada estrangeira sem direito de voto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;