Setecidades Titulo
Medicina ABC cria junta para avaliar pacientes com câncer
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
19/11/2005 | 08:07
Compartilhar notícia


O Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia da Faculdade de Medicina do ABC fazem relatórios detalhados a pessoas com câncer a partir de segunda-feira. O novo serviço chamado Clínica de Segunda Opinião será feito por uma junta médica especializada.

"Tivemos a idéia de lançar o serviço por causa da grande demanda que observamos de pacientes. Muitas pessoas querem ter uma segunda opinião médica sobre seu estado de câncer e, muitas vezes, por conta de diversos motivos, não conseguem obter essa avaliação", afirmou o diretor-executivo do centro, Hélio Pinczowski. O relatório não é gratuito, custará R$ 250.

Os pacientes passarão por consultas e todos exames serão verificados pela junta, que deverá contar, em média, com cinco profissionais. O caso será levado e discutido em reunião clínica da Disciplina de Oncologia e Hematologia da faculdade, que ocorre todas às quartas-feiras e recebe, em média, a presença de 50 profissionais, entre oncologistas, hematologistas e professores da faculdade. A partir daí será emitido um diagnóstico minucioso com o consenso do grupo e o tratamento sugerido.

"Nós não vamos fazer novos exames. Vamos pedir ao paciente que nos traga todos os exames que já realizou e a junta médica vai analisá-los. Se for necessário fazer um novo exame, no relatório constará nossa sugestão. Vamos orientar os pacientes a levarem o relatório ao seu primeiro médico ou a qualquer outro profissional de confiança para que ele também possa analisar as nossas conclusões", disse Pinczowski.

Esse tipo de serviço é oferecido em hospitais da capital, como Albert Einstein e Sírio Libanês. "A área de oncologia é muito delicada e é sempre bom ter uma segunda opinião. O médico não sabe tudo e contar com opiniões e experiências de outros profissionais é de grande valia na hora de definirmos a melhor indicação de tratamento", acrescentou o diretor-executivo.

A marcação de consulta deve ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, pessoalmente, na avenida Príncipe de Gales, 821, Santo André, ou pelo telefone 4993-5491.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;