Economia Titulo
Calote em alta dificulta empréstimos
Tauana Marin
Especial para o Diário
15/08/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


As instituições financeiras estão barrando o crédito pessoal para consumidores endividados. E se mostram mais criteriosas.

Pessoas cujo nome estão na lista do SPC (Serviço Nacional de Proteção ao Crédito) ou na Serasa (Centralização dos Serviços Bancários S/A), dificilmente conseguem crédito.

Porém, aposentados ou pensionistas do INSS, mesmo estando inadimplentes, não necessitam de análise de crédito e o financiamento é liberado, uma vez que o crédito é descontado do próprio benefício.

Segundo a ACSP (Associação Comercial de São Paulo), que opera o SPC, só em julho de 2007, foi registrado 391.559 casos de inadimplência.

No mesmo período do ano passado foi somado 363.482 casos, ou seja, houve um aumento de 7,7%. Mesmo assim, segundo a superintendente de produtos e serviços da associação, Roseli Garcia, a todo momento milhares de pessoas “limpam o nome.”

Para ela, não disponibilizar empréstimo para credores é uma segurança para a instituição, uma vez que o risco de inadimplência, é maior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;