Cultura & Lazer Titulo
Discovery e Cultura querem fisgar os jovens
Sara Saar
Especial para o Diário
12/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O horário nobre da TV Cultura recebe nova programação a partir do dia 20 (domingo) com séries e documentários do Discovery Channel, que unem informação e entretenimento. A emissora da Fundação Padre Anchieta tem como objetivo oferecer alternativa ao público jovem que não quer assistir a novelas ou jornais.

Esta parceria, chamada de Mundo Cultura Discovery, prevê a exibição de cinco programas, que são distribuídos na grade: de segunda a sábado, das 20h às 21h, e aos domingos, das 19h às 21h.

A expectativa do canal público é de se estabilizar com um ponto de audiência. "Queremos difundir conhecimento da forma mais divertida possível. A concorrência é feroz. A atratividade do conteúdo motivou essa parceria", aponta o coordenador de núcleos de conteúdo e qualidade da Fundação Padre Anchieta, Gabriel Priolli.

Quem abre a semana é o documentário Trabalho Sujo, que também possui reprise às sextas. O apresentador Mike Rowe participa da rotina de profissionais que assumem funções peculiares e fundamentais ao nosso cotidiano. São coletores de lixo, inspetores de esgoto, entre outros.

Em seguida, Maravilhas da Engenharia exibe os bastidores das mais grandiosas obras do mundo como as comportas de Veneza que evitam a inundação da cidade italiana, símbolo do romantismo. Os episódios são reprisados às quartas.

Às segundas, a série Pesca Mortal acompanha as tripulações de cinco embarcações no Mar de Bering, extremo Norte do oceano Pacífico. As aventuras incluem temperaturas abaixo de zero, mares com ondas gigantescas e ventos de 90 Km/h. Reprises aos sábados.

Os grandes documentários serão veiculados às terças-feiras. Com a série Discovery Atlas, a emissora mostra a riqueza cultural, geográfica e natural de diversos países. Entre eles: China e Austrália.

Os fenômenos da fauna e flora ainda serão retratados às quintas-feiras com Natureza Discovery, que percorre lugares fascinantes como Havaí, Alasca e deserto do Saara.

Segundo o gerente de programação da Discovery Networks para o Brasil, André Rossi, a TV Cultura exibirá temporadas iniciais que ainda dialogam com a atualidade. "O sucesso dessa veiculação será mensurado por adesões à TV por assinatura", completa.

Priolli ainda aponta que os formatos inseridos são incomuns no mercado nacional. "Temos o interesse de aproveitar esse expertise para diversificar os documentários, que no Brasil geralmente são de jornalismo clássico ou cinema". (Supervisão Melina Dias)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;