Setecidades Titulo Santo André
Pacientes ganham festa junina

Tratamento de doenças pulmonares é incentivado com atividade terapêutica

Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
16/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Cerca de 40 pessoas, entre pacientes e funcionários, participaram ontem de manhã da primeira festa junina organizada para pacientes do setor de reabilitação pulmonar da Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André. O arraial aconteceu no estacionamento do campus universitário.

A maioria dos pacientes que fazem tratamento no ambulatório da faculdade tem DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), como enfisema pulmonar e bronquite crônica.

A primeira atividade organizada em grupo aconteceu em abril, quando a FMABC levou 35 pacientes a passeio terapêutico na praia da Enseada, no Guarujá, com direito a aulas de surfe.

Ontem o desafio foi mais brando. Casais improvisados foram embalados pelo som caipira e dançaram quadrilha por alguns minutos. O cilindro de oxigênio estava à disposição para eventuais emergências. "A outra experiência (viagem à praia) teve resultado superpositivo pela interação entre os pacientes. Caminharam, se exercitaram e até surfaram. Percebemos que todos gostaram. Agora eles fizeram amizades e pediram novas atividades", disse a fisioterapeuta e coordenadora da reabilitação pulmonar, Selma Squassoni.

A atividade promove a interação da equipe multidisciplinar com o pacientes e também estimula a socialização, já que muitos têm medo de dar trabalho aos familiares e optam pelo isolamento. A maioria tem mais de 50 anos e apresenta fraqueza muscular, cansaço, falta de ar e sedentarismo.

Um dos destaques da viagem realizada à praia, a aposentada Maria do Socorro da Silva, 63 anos, de Diadema, vestiu-se a caráter para animar a confraternização. "Enquanto estiver boa, não paro. Quero participar de tudo.

Essas atividades me fazem muito bem. Já reduzi minhas sessões de fisioterapia por semana", comemora. Ela tem asma desde os 7 anos e há quatro faz tratamento na FMABC. Agora o setor planeja realizar um piquenique em algum parque da região. "É só não esquecer de levar o remedinho", brinca a paciente.

O aposentado Moacir Veríssimo, 69, não tinha compromisso no ambulatório ontem, mas priorizou a participação no evento. O vício de 47 anos em cigarro lhe provocou grave quadro de enfisema pulmonar. "Atividades assim fazem a gente se divertir. Não gosto de ficar só em casa vendo televisão. Precisamos nos reunir mais vezes", frisou.

O cardápio da festa junina foi adequado às limitações dos pacientes, já que alguns também são hipertensos ou diabéticos. Entre as opções estavam cachorro-quente com pão integral, bolo de linhaça, arroz doce dietético, chá de gengibre e bolo de maracujá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;