Política Titulo
PMDB oficializa filiação de Romero Jucá
Do Diário OnLine
14/05/2003 | 15:33
Compartilhar notícia


O senador Romero Jucá (PE), ex-líder do governo Fernando Henrique e ex-PSDB, formalizou nesta quarta-feira a sua filiação ao PMDB. Com Jucá, a bancada peemedebista no Senado passa a contar com 22 integrantes. Em carta encaminhada ao líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), o senador atribui sua saída da legenda a questões regionais.

A filiação aconteceu no gabinete do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que afirmou que o partido recebe o ex-tucano “com tapete vermelho e fogos de artifício”. Para ele, a filiação de Jucá e o crescimento da bancada do PMDB no Senado mostram que o partido está no caminho certo na aproximação com o governo Lula. O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), também esteve presente na cerimônia.

No entanto, ao assinar a sua filiação, Jucá afirmou que, apesar de mudar de partido, não mudará a sua postura, que é de independência em relação aos projetos do governo.

Ainda na tarde desta quarta, o senador Amir Lando (PMDB/RO) será oficializado como líder do governo no Congresso. A mudança na liderança foi anunciada na terça, depois que a bancada do PMDB garantiu apoio às reformas constitucionais.

Leia a íntegra da carta de Jucá:

"Caro amigo Arthur Virgílio,
A vida política nos coloca em caminhos que precisam ser construídos e ampliados todos os dias.
Questões regionais me levam a ter que tomar uma decisão que me afasta do nosso partido, o PSDB, mas que não me afastam dos princípios e compromissos que todos nós temos com o país.
Por um dever de justiça e de amizade quero agradecer e reconhecer o apoio que tive do partido e pessoalmente, tanto de você quanto do presidente José Aníbal.
É importante registrar também o reconhecimento e a gratidão ao presidente Fernando Henrique Cardoso, que me deu a honra de poder colaborar com o governo importante que fez para o país.
Por um imperativo de ética, entrego a Presidência da Comissão de Assuntos Sociais, que apesar de ter mandato de dois anos, foi ocupada por indicação do partido e portanto é importante que outro membro do PSDB possa ocupar este espaço de debate e trabalho. Da mesma forma, a composição das comissões.
Quero me colocar à disposição para novos desafios e ações que tenho certeza empreenderemos a favor do Brasil.
Conte sempre com minha lealdade e amizade.
Os meus respeitos e agradecimentos também à nossa bancada, composta de biografias que engrandecem o nosso país."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;