Internacional Titulo
Líder sul-coreano se opõe a sanções contra Coréia do Norte
Da AFP
30/12/2002 | 09:38
Compartilhar notícia


O presidente da Coréia do Sul, Kim Dae Jung, se declarou, nesta segunda-feira, contrário às sanções econômicas que os Estados Unidos poderiam reclamar contra a Coréia do Norte, considerando que não conseguiriam fazer com que o regime comunista renunciasse a seus projetos nucleares.

Por sua parte, o presidente eleito, Roh Moo Hyun, um progressista que sucederá a Kim no dia 25 de fevereiro, pediu "os maiores esforços possíveis" para evitar hostilidades na península.

"Pressionar e isolar os países comunistas nunca deu resultado. Cuba é um exemplo disso", disse Kim durante uma reunião do gabinete. "Mas induzir esses países a abrir um verdadeiro diálogo sempre deu bons resultados", adiantou o presidente, cujo mandato de cinco anos terminará dentro de menos de dois meses.

Kim adiantou que sua política de reconciliação com Pyongyang foi um meio "eficaz" para evitar um confronto com o regime comunista em relação a suas ambições nucleares.

"Não podemos fazer a guerra contra a Coréia do Norte. Não podemos voltar à guerra fria e a um confronto extremo", disse, segundo um comunicado publicado por seus assessores.

Esses comentários respondem a informações da imprensa americana sobre uma série de medidas políticas e econômicas preparadas pela Casa Branca para obrigar a Coréia do Norte a renunciar a suas ambições nucleares.

Em caso de negativa, o Conselho de Segurança das Nações Unidas poderia ameaçá-la com sanções e as forças militares americanas poderiam interceptar carregamentos de mísseis norte-coreanos para privar Pyongyang de renda por vendas de armas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;