Internacional Titulo
Derretimento do gelo da Groelândia elevaria nível do mar
Por Da AFP
02/05/2007 | 13:35
Compartilhar notícia


O nível dos oceanos pode aumentar sete metros se a calota polar da Groelândia derreter inteiramente devido ao aquecimento global, advertem cientistas canadenses.

Os gelos da Groelândia, segunda reserva de água doce congelada do mundo, depois da Antártica, derretem mais rapidamente na costa, embora até agora tenham se mantido intactos no centro da calota polar. A informação é do Garry Clarke, professor da Universidade da Columbia Britânica, no oeste do Canadá.

Mas o aquecimento global poderia gerar um derretimento maior do que a Groelândia até agora, entre dois períodos glaciais, avaliou.

"Isto poderia se traduzir no desaparecimento total da calota polar da Groelândia", disse Clarke durante encontro de especialistas do clima nesta terça-feira em Vancouver (oeste). "Ainda não sabemos quando isto ocorrerá", acrescentou, no entanto.

Os especialistas avaliam que o derretimento total da calota polar da Groelândia causaria um aumento médio do nível dos oceanos de aproximadamente sete metros, o que teria conseqüências catastróficas para as regiões costeiras e algumas ilhas.

Os cientistas que participam do encontro pertencem à Fundação Canadense para o Clima e as Ciências da Atmosfera, que reúne universitários de todo o país.

Eles destacaram que os conhecimentos atuais, baseados fundamentalmente em um sistema de observação por satélite, ainda eram insuficientes.

"Há muita incerteza nas previsões", disse Shawn Marshall, geógrafo da universidade de Calgary.

Por sua situação geográfica, o Canadá será um dos países mais afetados pelo aquecimento global, disse Gordon McBean, que preside o grupo de cientistas.

Vários cientistas criticaram o plano ambiental anunciado na semana passada pelo governo conservador canadense, que não respeitará as metas fixadas pelo protocolo de Kyoto sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa.

"É uma vergonha", disse Richard Peltier, especialista em Física da Universidade de Toronto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;