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Volkswagen quebra todos os recordes em 2005
Por Marcelo Moreira
Do Diário do Grande ABC
03/02/2006 | 08:17
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O ano de 2005 foi o ano dos recordes dentro do setor automotivo. Nunca se produziu e se vendeu tantos veículos como no ano passado. Individualmente, as montadoras também contabilizaram resultados expressivos e a quebra de marcas históricas. Quinta-feira foi a vez da Volkswagen, sediada em São Bernardo, anunciar os recordes.

A montadora alemã obteve em 2005 a maior produção de sua história no Brasil e mantém a posição de principal empresa do setor no país. Foram produzidas 725.888 unidades, volume 6,2% maior do que o do ano anterior, quando saíram das fábricas 682.912 unidades.

A divisão por segmento mostra que, do total, 574.106 automóveis foram construídos, além de 35.667 comerciais leves, 31.959 caminhões, 5.080 ônibus e 79.076 unidades CKD (kits desmontados). Com este desempenho, a Volkswagen do Brasil respondeu por 29,6% de toda a produção da indústria automotiva nacional, que alcançou volume recorde em 2005: 2.447.636 unidades, segundo balanço oficial da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Do total de 1.714.644 veículos comercializados no mercado interno pela indústria automotiva, a Volkswagen foi responsável por 22,3% das vendas, encerrando o ano de 2005 na vice-liderança. Foram 377.423 unidades comercializadas pela marca, sendo 323.277 automóveis, 27.232 comerciais leves, 23.415 caminhões e 3.499 ônibus.

O ótimo resultado da Volks ocorre em grande parte pelo maior sucesso do setor automotivo dos últimos anos, o Fox, com suas versões nacional e Europa. A aceitação do veículo na Alemanha e outros países europeus superou as mais altas expectativas.

Projeto genuinamente brasileiro, o Fox já está presente em 20 mercados e foi o modelo mais exportado da marca no ano passado, somando 102.475 unidades embarcadas. Deste total, 82.128 foram destinadas à Europa.

Problemas – Apesar de ser uma boa notícia, esse fato encerra uma preocupação: as condições para se exportar mais, já que o TEV (Terminal de Embarque de Veículos) do porto de Santos está pronto, mas sem previsão de quando começará a operar.

Como o Diário mostrou na edição do último domingo, a Receita Federal só dará autorização de alfandegamento (operação) a qualquer empresa depois de encerrada a licitação, o que pode ocorrer somente em 2007. A criação do terminal foi uma reivindicação da indústria automobilística – sobretudo da Volkswagen – para suportar o aumento de exportações previsto para os próximos anos. Se o TEV não entrar em funcionamento neste ano, as previsões de vendas externas do setor automotivo serão reduzidas em 10%.

Com o sucesso do Fox na Europa – onde tornou-se o carro de entrada da marca e lidera a categoria de subcompactos – a Volkswagen do Brasil obteve recorde histórico em exportações em 2005: atingiu volume de 264.509 veículos montados e receita de US$ 2,136 bilhões (segundo dados oficiais da Secex - Secretaria de Comércio Exterior, divulgados em 30 de janeiro). O crescimento em volume foi de 26,8% sobre 2004 (208.595 veículos montados). Em valor, o resultado de 2005 foi 37,9% superior ao ano anterior (US$ 1,548 bilhão).

Por fim, diante dos excelentes números de produção e exportações, o faturamento líquido da companhia atingiu R$ 16,1 bilhões em 2005, representando crescimento de 15% sobre o resultado do ano anterior (R$ 14 bilhões).




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