Política Titulo
Candidatos ao PT estadual debatem neste sábado em Santo André
Por Fabrício Calado Moreira
Sergio Kapustan
Do Diário do Grande ABC
10/09/2005 | 07:35
Compartilhar notícia


Os seis candidatos que disputam a presidência estadual do PT no dia 18 participam de debate neste sábado, às 10h, no Sindicato dos Químicos, em Santo André. O debate faz parte do PED (Processo de Eleição Direta) em que os petistas vão às urnas renovar os diretórios e executivas nas três esferas - nacional, estadual e municipal. Dos seis candidatos ao comando do PT no Estado, dois são do Grande ABC.

Os candidatos a presidente estadual são: Paulo Frateschi, do Campo Majoritário, que disputa a releição, Ivan Valente (São Caetano), Angélica Fernandes (Mauá), Orlando Fantazzini, Jilmar Tatto e Misa Boito. Segundo o mediador do debate e coordenador do PT na macrorregião do ABC, Hamilton Lacerda, os candidatos terão sete minutos para apresentar suas propostas. Eles deverão responder a 20 perguntas da platéia, escolhidas por sorteio.

Além do debate regional, os diretórios petistas de Santo André, São Bernardo e São Caetano promovem debates municipais neste fim de semana. O PED na região mobilizará aproximadamente 25 mil petistas.

Participação - Na avaliação do coordenador do PT no Grande ABC, apesar das denúncias de corrupção contra militantes históricos do partido como Delúbio Soares, José Dirceu e José Genoino, a expectativa de comparecimento às urnas é grande. "Há uma ampla mobilização de militantes na organização de chapas. Isso demonstra que o partido tem uma história de mobilização de militantes", comenta Lacerda. "A militância se movimenta para escolher a melhor direção para restaurar o papel do partido", crê.

O papel do partido perante as denúncias de corrupção no governo e no próprio PT devem aparecer bastante no debate deste sábado, acredita Lacerda. "A crise está no olho do furacão. Qualquer debate sobre a atual conjuntura política envolve essa questão, assim como o futuro do próprio PT", avalia.

Foi a crise, aliás, que adiou o encontro entre os postulantes à presidência do PT estadual. O primeiro debate na região entre os seis candidatos estava previsto para acontecer em maio. Porém, as denúncias sobre a existência de um suposto mensalão começavam a aparecer, e o evento foi adiado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;