Cultura & Lazer Titulo
Live 8 quer fazer história
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
02/07/2005 | 08:10
Compartilhar notícia


Sim, este sábado é o dia em que Madonna, Pink Floyd (!), U2 e Paul McCartney, para citar alguns, se revezarão no palco do Hyde Park, em Londres. Mas também é o dia em que se espera que 2 bilhões de pessoas no mundo enxerguem além do espetáculo. Pensem na dor e sofrimento dos milhares que morrem por minuto no mundo em decorrência da miséria - leia-se ganância dos ricos. Show e reflexão são a essência do evento que promete fazer história nesse começo de século: Live 8 - A Longa Caminhada pela Justiça. A MTV transmite ao vivo parte dos concertos, das 9h às 21h.

Organizada pelo roqueiro Bob Geldof, idealizador do lendário Live Aid, em 1985, essa nova campanha humanitária é também em prol dos miseráveis da África. "Não queremos seu dinheiro, queremos você", diz um dos slogans do Live 8. A idéia é pressionar publicamente por justiça social os políticos que integram o G-8, grupo dos países mais ricos, que estará reunido entre os dias 6 e 9, em Edimburgo, na Escócia.

"Este não é o Live Aid 2", diz Geldof. "Não queremos dinheiro. Esses concertos são o ponto inicial para a 'Longa Caminhada para a Justiça', a única maneira que nós todos podemos fazer nossas vozes serem ouvidas em uníssono".

O alerta é para a questão da pobreza, que em casos extremos é a principal causa da morte de 30 mil crianças por dia no mundo. Os ricos podem tomar decisões socioeconômicas que ajudem esses países, como perdão de dívida externa e o cumprimento dos prazos no envio de ajuda (elas atrasam e matam milhares de fome e doenças). Será em Edimburgo, no dia 6, o concerto isolado do Live 8, uma espécie de marcha dos 50 mil chamada O Empurrão Final.

Neste sábado, estão previstas apresentações simultâneas no Hyde Park, em Londres (o palco principal), Inglaterra; no Palácio de Versalhes, em Paris, França; no Siegessaule, em Berlim, Alemanha; no Circus Maximus, em Roma, Itália; no Museu de Arte da Filadélfia, Estados Unidos; no Park Place, em Barrie, Canadá; no Makuhari Messe, em Tóquio, Japão; na praça Mary Fitzgerald, em Joanesburgo, África do Sul; e na Praça Vermelha, em Moscou, Rússia. Os palcos foram montados em espaços públicos (praças, parques) e não houve cobrança de ingressos, mas distribuição.

Uma boa maneira de entender os propósitos do Live 8 é um passeio pelo site oficial (live8live.com), no qual é possível assinar a petição endereçada ao G-8. De forma didática, pode-se aprender como funciona a campanha pelo perdão da dívida (no excelente curta dirigido por Anthony Minghella). E ter uma idéia do que passam os milhares de órfãos das vítimas da Aids, no trecho do documentário Os Órfãos de Nkandla, em que dois irmãos pranteiam a morte da mãe ("Eles não tinham dinheiro para comprar remédios").

Também está exposta a importância do G-8. O grupo deve oficializar o acordo fechado no mês passado sobre a anulação da dívida multilateral de 18 países pobres, 14 deles africanos. Mas analistas apontam poucas chances de que se consiga adotar uma posição comum sobre outros dois aspectos do plano: um aumento da ajuda, condicionada a "uma boa administração" e à luta contra a corrupção, e um maior acesso de seus mercados aos produtos do continente.

Ordem de entrada - Entre as 100 atrações confirmadas estão Joss Stone, Coldplay, R.E.M., U2, Manu Chao, Stevie Wonder, Brian Wilson, Jamiroquai, Dido, Placebo, Scissor Sisters, Elton John, Sting, Youssou N'Dour e Will Smith. Nem a MTV e nem o site informam o horário exato da entrada das atrações nos palcos, mas é possível ter uma idéia aproximada comparando-se os horários de início e fim com a lista de artistas.

No palco principal, em Londres, acontece o surpreendente reencontro da formação clássica do Pink Floyd. David Gilmour, Roger Waters, Rick Wright e Nick Mason deixam as diferenças de lado (o dinheiro, sempre ele) e voltam a tocar juntos depois de 24 anos.

Transmissão - A MTV Brasil divulgou que será a única a transmitir os espetáculos por 12h ao vivo. Os outros países terão blocos de 8 minutos a cada hora, com matérias e links de VJs. Neste sábado poderão ser vistas imagens de cinco cidades participantes: Londres, Roma, Paris, Berlim e Filadélfia. Domingo, às 19h, será exibido um especial produzido pela MTV International com os destaques do evento. Também domingo, à 0h, vai ao ar edição especial do Jornal da MTV dedicada ao Live 8.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;