Cultura & Lazer Titulo
Sinfônica começa 2010 com pé direito
Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
18/12/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Em fase de conquistas, a Ossa (Orquestra Sinfônica de Santo André) ganhou presentes de Natal antecipados, que devem brindar o público apreciador de música erudita com a melhoria da qualidade dos concertos em 2010. Após cerca de oito anos recolhendo doações, a Associação dos Músicos e Equipe Técnica da Orquestra conseguiu comprar quatro tímpanos novos de prestigiada marca.

Orçada em R$ 62 mil, a compra contou com a ajuda da Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira. "O mais importante para nós é a qualidade e só se mantém isso com instrumentos de ponta. Os tímpanos que usávamos tinham, no mínimo, 20 anos", explica o regente Carlos Moreno.

Utilizado com frequência em sinfonias de compositores como Beethoven e Bruckner, o tímpano é um instrumento de percussão que permite ao músico executar escala pisando em um pedal.

TEMPORADA 2010 - Moreno ressalta que, pela primeira vez desde a fundação, em 1988, a Ossa divulgará a temporada de concertos do ano seguinte. O grupo de instrumentistas subirá ao palco do Teatro Municipal de Santo André em pelo menos um fim de semana de cada mês.

Promovidos sempre às 20h, os espetáculos serão divididos em quatro séries: Anchieta (grandes obras do repertório sinfônico); Bandeirantes (integração musical); Piratininga (música brasileira); e Tamoios (temas populares do Brasil e Exterior). "Divulgando dessa forma, estaremos respeitando nosso público. O maestro Flavio Florence (morto em 2008, vítima de câncer) lutou muito para que houvesse uma programação, mas não teve apoio. Só estamos conseguindo porque tivemos respaldo político", afirma Moreno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;