Internacional Titulo
Sri Lanka anuncia morte de 230 rebeldes em ataque
Por Do Diário do Grande ABC
11/12/1999 | 12:54
Compartilhar notícia


Avioes da força aérea e navios do Sri Lanka rechaçaram sábado um ataque de centenas de rebeldes tâmeis a uma base do Norte e mataram 230 guerrilheiros.

Os rebeldes lançaram o ataque à base da Passagem do Elefante na primeira hora deste sábado com fogo de artilharia e morteiros, segundo o major Nishantha Wadugodapitiya. A estratégica passagem está 285 quilômetros ao norte de Colombo, a capital.

Pelo menos 41 soldados ficaram feridos, 11 deles em estado grave, disse Wadugodapitiya. "Apesar do feroz ataque rebelde, as defesas da Passagem do Elefante estao intactas. O combate continua", acrescentou.

"Ao mesmo tempo, os tigres do mar tentaram desembarcar ao sul da base, mas as tropas os combateram com ajuda da força aérea e navios da Marinha", disse o porta-voz.

Os tigres do mar sao o braço naval dos Tigres da Libertaçao do Eêlam Tâmil. Possuem uma frota bem equipada de botes para o transporte de armas e combatentes nas águas do Norte.

Nao houve confirmaçao independente da declaraçao militar, já que nao sao recomendadas as visitas de jornalistas à zona de guerra e é difícil comunicar-se com moradores do lugar.

Os Tigres lutam por uma pátria independente para a minoria tâmil do Norte e Leste do país. Mais de 58.000 pessoas morreram desde 1983, quando começaram os combates nesta pequena naçao insular na costa sul da India.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;