Setecidades Titulo
Mauá quer UFABC em Sertãozinho
Rodrigo Cipriano
Do Diário do Grande ABC
22/06/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


Mauá entrou na briga por um campus da UFABC (Universidade Federal do ABC). Em reunião realizada no fim da tarde de quinta-feira no Paço Municipal, o prefeito Leonel Damo apresentou ao reitor da instituição, Luiz Bevilacqua, o terreno onde a extensão poderá ser construída. Fica em uma área ociosa da Avenida João Ramalho, no bairro Sertãozinho, próximo da divisa com Santo André.

No último dia 12, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou um terreno apresentado pelo prefeito de São Bernardo para construção do novo campus. A área descartada tem 780 mil m², fica às margens da Rodovia Índio Tibiriçá e já havia sido previamente aprovada pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Previdência Social, Luiz Marinho, em visita ao Grande ABC, em maio.

A negativa do presidente foi justificada pelo fato de o terreno ficar em área de manancial, próximo da Represa Billings, protegida por lei. Apesar do veto de Lula, o reitor da UFABC não descarta a construção do campus na cidade. A decisão está agendada para a próxima semana, quando técnicos do MEC (Ministério da Educação) vêm de Brasília para fazer a análise da área.

Também não há uma decisão em relação ao terreno apresentado por Mauá. A localização agradou ao reitor, que busca um local tranqüilo para abrigar a extensão da federal. Outro facilitador seria o fato de o terreno pertencer à União. Segundo o prefeito Leonel Damo, a área foi disponibilizada para o município construir um empreendimento – o que não ocorreu até agora. Segundo Damo, o MEC deve avaliar se aprova ou não o terreno dentro de 15 dias.

O reitor da UFABC garante que, por enquanto, não há favorito à corrida por um novo campus. “Desde o início, a proposta era de que a universidade fosse multicampi. Portanto, as sete cidades da região são elegíveis. Nossa tarefa é verificar quando há interesse das prefeituras em apresentar terrenos. O que, até agora, só foi feito por Mauá e São Bernardo.”

De acordo com Benvilaqua, não está descartada a possibilidade de as duas cidades receberem extensões, caso seja de interesse do MEC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;