Nacional Titulo
Desapropriação de terras causa tensão entre índios em MS
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
11/12/2005 | 13:51
Compartilhar notícia


O coordenador regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) Odenir Oliveira informou que a Polícia Federal espera a chegada em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, de agentes de Brasília para cumprir decisão judicial de desapropriação das terras dos índios Guarani Kaiowá.

A Funai realiza, neste momento, reunião no local. O temor é de que haja um conflito entre índios e policiais. Odenir explica que os índios ‘estão absolutamente preocupados em ver suas casas destruídas’. Na sexta-feira, em carta, os Guarani afirmaram que só saem mortos da terra. ‘Resistiremos até o último fôlego da nossa vida’, diz o documento.

O coordenador da Funai afirma que ‘não sabemos da capacidade de ação’ dos índios. Ao todo, 700 índios vivem na terra Ñande Ru Marangatu, no município de Antônio João, a cerca de 430 quilômetros de Campo Grande.

Na última quinta-feira, a presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região de São Paulo, desembargadora Diva Prestes Marcondes Malerbi, indeferiu pedidos do Ministério Público Federal para suspender os mandados de reintegração de posse e restaurou a validade de mandados.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;