Setecidades Titulo
Megamutirão contra câncer de mama deve atender 60 mil mulheres
Angela Martins
Especial para o Diário
25/05/2006 | 07:59
Compartilhar notícia


Um megamutirão gratuito de mamografias será promovido pela Secretaria de Estado da Saúde no próximo sábado, dia 27. Em todo o Estado, 280 unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 17h, para receber mulheres de todas as idades que têm o exame marcado para este ano. O objetivo é zerar a fila pelo procedimento em São Paulo que, em média, faz 60 mil mamografias por mês. No Grande ABC, seis unidades de saúde estarão abertas à população.

“Qualquer mulher poderá participar do mutirão, desde que já tenha pedido do médico, seja da rede privada ou pública”, afirma Ricardo Tardeli, diretor estadual de saúde. As pacientes deverão se dirigir a qualquer uma das unidades participantes, não necessariamente no centro onde o exame foi originalmente marcado (se já estiver marcado). Os exames poderão ser feitos até mesmo em centro de saúde de outra região. São esperadas cerca de 60 mil mulheres. Cerca de 60 mulheres devem passar por cada unidade da região.

Caso a paciente não consiga realizar a mamografia no sábado, terá o seu exame marcado para os dias seguintes, em um período máximo de 10 dias.

Todas as unidades de saúde participantes da campanha estarão identificadas. A lista de serviços próximos, para que a população escolha o local de atendimento, também estará afixada nos centro de saúde.

Saúde – A mamografia é um exame de extrema importância para garantir a saúde da mulher, já que permite detectar precocemente casos de câncer de mama. O diagnóstico precoce é fundamental para a eficácia do tratamento da doença. No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. De acordo com a Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil para 2006, do INCA (Instituto Nacional do Câncer), este ano devem ser registrados 48.930 novos casos de câncer de mama.

Mais informações sobre o mutirão pelos telefones 3066-8359, 3066-8684 e 3081-2817.

Santo André
Locais: Hospital Estadual Mário Covas (rua Henrique Calderazzo, 321, bairro Paraíso) e Centro Radiológico de Santo André (rua Cezário Bastos, 127, Vila Bastos)

Diadema
Local: Ambulatório de Especialidades (rua Oriente Monte, 28, Centro)

Mauá
Local: Santa Casa de Misericórdia (avenida D. José Gaspar, 1280, Vila Assis Brasil)

Ribeirão Pires
Locais: Ipac - Laboratório e Imagem (rua João José Domingues de Oliveira, 247, Centro)

Irup - Instituto de Radiografia e Ultrassonografia (avenida Francisco Monteiro, 16, Centro)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;