Cultura & Lazer Titulo
Cultura e conflitos em exposição
Das Agências
11/02/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


As múltiplas facetas culturais de povos diversos – sobretudo da América Latina – e os conflitos urbanos que influenciam diretamente no comportamento dessas pessoas são o tema central da exposição Homem.Com-Se que o pintor e arquiteto português Júlio Quaresma realiza de terça-feira até 23 de março na galeria Marta Traba, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

Ao todo, estarão expostas 18 obras, entre óleos sobre tela, colagens, fotografias, além de uma instalação de video. Em suas obras, o arquiteto costuma enaltecer a figura do corpo humano, retratando-o com detalhes marcantes em cada uma das posições em que aparece.

Nesta segunda-feira, durante o vernissage para convidados, Quaresma comandará a conferência intitulada A Arquitetura e o Medo, que focará os conflitos dos habitantes das grandes cidades. Paralelamente, haverá uma performance interativa, na qual um ator ficará nu dentro de uma gaiola coberta por números.

Esta exposição foi apresentada pela primeira vez em 2006, na Espanha pelo IVAM (Instituto Valenciano de Arte Moderna), Portugal. São Paulo será a terceira cidade brasileira a receber a mostra – com entrada franca –, sob curadoria da espanhola Consuelo Ciscar. As primeiras foram Recife e Fortaleza, no segundo semestre de 2007.

Orgulho - Os dons para as artes plásticas e a arquetitura se manifestaram em Júlio Quaresma aos 15 anos, quando expôs pela primeira vez no Museu de Huambo, na Angola, sua cidade natal.

No ano passado, Quaresma foi o único artista português a participar da Bienalba (Bienal da Arquitectura de Buenos Aires). “Expor em São Paulo é um sonho realizado. O Brasil está entre as potências do mundo, sendo o mais populoso país da língua portuguesa. É muito importante para qualquer artista ter a possibilidade de expor aqui no Brasil e ter seu trabalho avaliado por esta diversidade cultural”, diz Quaresma.

O artista português adiantou que em breve lançará um superprojeto que irá percorrer sete cidades brasileiras e depois irá para os Estados Unidos.

Homem.Com-Se – Exposição de Julio Quaresma. Abertura nesta terça-feira para o público e nesta segunda-feira, às 18h, para convidados. No Memorial da América Latina (Galeria Marta Traba) – av. Auro Soares de Moura Andrade, 664. Tel.: 3823-4600. De terça a domingo, das 9h às 18h. Grátis. Até 23 de março.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;