Política Titulo Segurança pública
Auricchio renova convênio de atividade delegada com a PM

Acordo entre o Paço de São Caetano e a Polícia Militar segue até 2026; valor pago recebeu acréscimo de 51,9%

Do Diário do Grande ABC
21/02/2022 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação/PMSCS/Letícia Teixeira


A Prefeitura de São Caetano e a Secretaria de Estado da Segurança Pública renovaram o convênio que permite ao policial militar de folga reforçar as rondas programadas pela corporação, com complementação salarial paga pelo município. Com a assinatura do acordo, a chamada atividade delegada, ou ‘bico’ oficial, seguirá até, pelo menos, 2026. A cidade administrada por José Auricchio Júnior (PSDB) é a única do Grande ABC a contar com a iniciativa.

A solenidade de assinatura da parceria ocorreu na sexta-feira, no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), com a presença de autoridades civis e militares. Além do convênio, o prefeito anunciou reajuste de 51,9% no valor pago aos policiais pelo plantão de oito horas na atividade delegada, de R$ 158 para R$ 240.

O programa visa aumentar a segurança nas ruas, ampliando o efetivo de PMs em escala especial. Os participantes poderão trabalhar por, no máximo, 10 dias de suas folgas por mês. Por plantão, a cidade dispões de 16 agentes.

Também participaram do ato o tenente-coronel Vlamir Luz Machado, do CPAM-6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana), o capitão Rodrigo Rocco Razuk Maluf, comandante da 3ª Cia do 6º BPM (Batalhão da Polícia Militar), em São Caetano, e o chefe de Gabinete, Bruno Vassari, o secretário municipal de Segurança, Lourival dos Santos Silva, e o comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), Douglas Bispo da Silva.

“São Caetano tem apresentado indicadores de segurança bastante significativos, e isso é resultado da integração das forças de degurança, representadas pela Polícia Militar, Polícia Civil e o apoio irrestrito da nossa GCM e da Secretaria de Segurança”, ressaltou Auricchio durante a solenidade.

Natural de São Caetano, o tenente-coronel Vlamir comentou com o prefeito a alegria de voltar a ter contato direto com sua cidade natal. “São Caetano sempre teve essa peculiaridade de ser parceira da PM, desde os tempos do prefeito (Luiz Olinto) Tortorello, que repassava um pró-labore. Hoje, é o único município do (Grande) ABC que tem a Atividade Delegada com a PM. É um convênio essencial para os resultados alcançados.”

Razuk também ressaltou a importância da renovação do convênio. “Temos um relacionamento estreito com a Secretaria Municipal de Segurança, consequentemente com a GCM. Essa proximidade mantém o padrão de segurança de São Caetano sempre elevado. E a atividade delegada faz aumentar ainda mais a sensação de segurança do morador da cidade”, finalizou.

Atualmente, no Grande ABC, somente a cidade de São Caetano mantém convênio com o governo do Estado para manter a atividade delegada.

GCM
São Caetano conta, também, com a atividade diferenciada. Trata-se de programa voltado à GCM, semelhante ao destinado para a PM, e que amplia o efetivo da corporação nas ruas por meio de escalas especiais de trabalho. A Prefeitura não divulgou quantos PMs ou GCMs são beneficiados com as iniciativas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;