Política Titulo Oficial
Em ato, Regina Maura toma posse na FUABC

Presidente prevê novas visitas às unidades gerenciadas e revisão de todos os contratos da entidade

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
11/02/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/ DGABC


A ex-secretária de Saúde de São Caetano Regina Maura Zetone tomou posse ontem, oficialmente, como presidente da FUABC (Fundação do ABC), para o biênio 2022-2023. A cerimônia foi realizada no auditório da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC).

Regina Maura foi escolhida por unanimidade a assumir a presidência pelos prefeitos de Santo André, Paulo Serra (PSDB), de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), e de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), municípios que são mantenedores da FUABC.

Empossada, Regina Maura detalhou seus primeiros passos na Fundação. No seis primeiros meses de trabalho, o objetivo é continuar com visitas a unidades gerenciadas da entidade e, segundo ela, conhecer os serviços dos locais. “Queremos saber dos problemas e como podemos ajudar. Acho que o papel da presidência não é só ficar esperando, mas ir atrás de uma necessidade para evitar qualquer tipo de problema”, avaliou.

Exemplo disso foi visita recente ao Hospital da Mulher, em Santo André, onde indicou possíveis mudanças na unidade, principalmente na troca de aparelhos de radiologia. “Sugerimos a troca dos equipamentos ou até serviços terceirizados. Isso vai para análise e, se for viável, será colocado em prática”, completou. 

Além disso, Regina ressaltou que fará o acompanhamento de todos os contratos da Fundação e que pretende resgatar maior aproximação com todos os gerenciados, que incluem as unidades de saúde e centros ambulatoriais.

No evento de posse, o reitor do Centro Universitário FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), David Uip, lembrou da parceria de cerca de 20 anos entre a Fundação e o governo do Estado, quando a instituição assumiu a gestão do Hospital Estadual Mário Covas, e reforçou a importância histórica da entidade. “A Fundação realiza serviço público importante e tem papel fundamental, não só para a região, mas para todo o Estado”, declarou. Uip elogiou os três municípios pelos trabalhos realizados no enfrentamento à Covid-19. 

Em sua fala, Auricchio ressaltou a importância de mudanças na FUABC. “A Fundação precisa de um modelo de gestão diferente do que era anos atrás e requer esse novo padrão”, declarou.

Orlando comentou sobre problemas financeiros da entidade, mas aposta na nova gestão para mudança no cenário. “(A Fundação) Precisa continuar melhorando. O ativo não cobre 10% da dívida da Fundação, mas isso é um problema que tem solução”, pontuou.

Paulo Serra ainda ressaltou que espera que a Fundação fique conhecida, novamente, como referência na saúde em todo Estado. “(Com a nova gestão) Vamos voltar a caminhar, e isso trará conforto para a Fundação”, finalizou. 

Também participaram da posse o vice-presidente da Fundação, Luiz Mário Pereira de Souza, e o deputado estadual, Thiago Auricchio (PL).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;