Setecidades Titulo Coluna Memória
Monte Caseros Uma vitória brasileira. Uma rua em Santo André.

A Rua Monte Casseros, no Centro de Santo André, celebra uma das grandes vitórias do Exército Brasileiro em terras argentinas. Uma data que completa hoje 170 anos

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/02/2022 | 05:11
Compartilhar notícia


Quem sugeriu o nome de Monte Casseros a esta travessa da Rua Coronel Oliveira Lima, em Santo André? Que prefeito levou adiante a homenagem? Quando a data foi oficializada?

O tema passa a compor a pauta permanente desta página “Memória”. Mais importante: mesmo alterando o nome original de Caseros para Casseros, a história de Santo André lavra um tento, celebrado anualmente pelo Exército brasileiro.

A ilustração de hoje e o texto que se seguem são do Departamento-Geral do Pessoal, Departamento Barão de Suruhy, Exército do Brasil.

Prejudicado, o Brasil vai à luta

A Batalha de Monte Caseros foi uma das batalhas da guerra contra Oribe e Rosas (1851-1852).

O ditador argentino Juan Manuel de Rosas pretendia dominar o Paraguai e manter o controle sobre o Uruguai, apoiado pelo chefe militar rebelde Manuel Oribe.

A aliança entre os dois – Oribe e Rosas - ameaçava o interesse do Império Brasileiro em navegar livremente pelos rios da Prata, Uruguai e Paraguai.

Ante aquela situação, o governo uruguaio e rebeldes argentinos aliaram-se ao Império Brasileiro na chamada Guerra contra Oribe e Rosas, que durou de agosto de 1851 a fevereiro de 1852.

O Exército Aliado, composto por argentinos, uruguaios e brasileiros, derrotou Oribe em outubro de 1851.

A vitória final contra Rosas ocorreu no dia 3 de fevereiro de 1852, na localidade de Monte Caseros, a 30 quilômetros de Buenos Aires.

Rosas foi derrotado e fugiu, obtendo asilo na Inglaterra.

Para comemorar a vitória, as tropas aliadas desfilaram triunfalmente pelas ruas de Buenos Aires, incluindo o Exército Brasileiro que desfilou com sua 1ª Divisão Brasileira.

BATALHA FINAL. O dia 3 de fevereiro de 1852 compõe o rol de efemérides do Exército brasileiro. E Santo André perpetua essa história de 170 anos

Crédito da ilustração – Divulgação: Departamento Barão de Suruhy

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO
Quinta-feira, 3 de fevereiro de 1972 – Ano 14, edição 1757

TURISMO – “São Bernardo, o turismo industrial de São Paulo e de toda a América Latina”. Reportagem de Fernando Bobadilha Garcia. De há muito São Bernardo começa a despontar como sendo não só a já famosa em todo hemisfério sul “Capital do Automóvel” como a “Capital do Turismo Industrial do Brasil”.

NOTA – Coube ao empresário Rubens Peixoto Freire se esforçar na conjugação da economia industrial de São Bernardo e o turismo local. Freire manteve uma coluna sobre o tema na extinta “Folha de São Bernardo”.

A reunião daqueles textos poderia se transformar em subsídios importantes para a exaltação do turismo municipal neste novo milênio.

SANTO ANDRÉ – José Zanolli assumia a presidência do Clube de Campo ABC.

EM 3 DE FEVEREIRO DE...

1874 – Instala-se em São Paulo o Tribunal da Relação, hoje Tribunal de Justiça, sendo seu presidente o dr. Tristão de Alencar Araripe.

1902 – Do correspondente do Estadão na Estação Rio Grande (da Serra) – Há mais de dois meses se acha nessa Capital, em tratamento na Beneficência Portuguesa, de grave enfermidade que o atacou, o nosso prezado amigo Francisco Rebello Lobo, proprietário e capitalista aqui residente.

Madrid, 2 (Agência Navas) – Estão aqui caindo neves abundantes. O termômetro baixou nove graus abaixo de zero e, em Ávila, 13 graus.

1917 – Revista de São Bernardo anunciava o lançamento de um semanário, previsto para circular a partir de 4 de fevereiro, um domingo.
NOTA – Seria um verdadeiro achado, para a história do Grande ABC, localizar a coleção destas publicações hoje centenárias.

1922 – Corinthians, de Santo André, elegia sua nova diretoria: Ludovico Cimieri, presidente honorário; Américo Guazzelli, presidente efetivo (reeleito); Vicente Rocco, vice-presidente (reeleito); secretários, Mansueto Fornasaro e Romeu Carollo; tesoureiros, Carmine Rossini e Constante Gibba; diretor esportivo, João Ribeiro.

Washington, 3 (United Press) – Em estudo a instalação de um cabo submarino entre Miami e o Brasil. Projeto da Western Union Telegraph Company.

1952 – Sesi institui o Serviço Dentário Volante para atender as regiões industriais do interior.

Primeiro jogo para o acesso ao Campeonato Paulista: XV-Jau 5, Jabaquara 0.

1957 – Câmara Municipal de Ribeirão Pires constituía a mesa para o período legislativo de 1957: presidente, José Pedro Mendes; vice-presidente, Adaquir Prisco; 1º secretário, Miguel Carnaval; 2º secretário, Mario Ideriha; 3] secretário, Henrique Fonseca Moreira.

Amistoso de futebol: em São Bernardo, Koppers Seção São Bernardo x Koppers Seção São Paulo.

NOTA – A indústria Koppers ficava no bairro Nova Petrópolis. Possuiu um ótimo campo de futebol, com cerquinhas de madeira, ao lado da fábrica, onde se disputou aquele amistoso. O espaço foi ocupado pelo centro esportivo “Polentão” – que um dia recepcionou Rivellino. Hoje ali se ergue um conjunto de edifícios.

1987 – Lei assinada pelo governador Franco Montoro dá o nome de Luiz Martins de Oliveira ao viaduto do quilômetro 22,5 da Via Anchieta, o que dá acesso ao bairro Assunção, em São Bernardo. O homenageado nasceu em Paramirim, na Bahia, em 18-4-1920, e faleceu em São Bernardo em 2-5-1983. Foi presidente da Sociedade Amigos do Jardim Lavínia, integrante do bairro Assunção.

SANTOS DO DIA
Festa de São Brás (Sebaste, Armênia, final do século III – 316). Médico e bispo de Sebaste. Protetor contra os males da garganta. Padroeiro dos locutores e radialistas.
Oscar
Celerina

HOJE
Dia da Benção Contra os Males da Garganta.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
Aniversariam em 3 de fevereiro: em Alagoas, Jequiá da Praia; em Santa Catarina, Urubici.


Falecimentos  

Santo André

Dagmar Machado de Castro, 95. Natural de São Paulo, Capital. Residia no bairro Campestre, em Santo André. Dia 27, em São Bernardo. Cemitério do Araçá, em São Paulo, Capital.

Ernesto Freski, 94. Natural de Castro (Paraná). Residia na Vila Valparaíso, em Santo André. Dia 29. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

São Bernardo

Sadako Oi, 96. Natural do Japão. Residia no bairro Alves Dias, em São Bernardo. Dia 28. Cemitério de Vila Euclides.

Ideko Nakamura, 95. Natural de Cafelândia (São Paulo). Residia no bairro Assunção, em São Bernardo. Dia 29. Cemitério da Paulicéia.

Maria de Lourdes, 95. Natural de Portugal. Residia no bairro Assunção, em São Bernardo. Dia 27. Jardim da Colina.

São Caetano

Maria Antonia da Silva Fontinha, 89. Natural de Joaquim Felício (Minas Gerais). Residia no bairro Santa Maria. Dia 29. Cemitério da Saudade, bairro Cerâmica.

Norma Pasqual Perrella, 88. Natural de São Caetano. Residia no Centro de São Caetano. Dia 29. Cemitério São Caetano, Vila Paula.

Sidney Freo, 86. Natural de Taubaté (São Paulo). Residia em Santo André. Dia 28. Cemitério das Lágrimas.

Diadema

Malvina Rosa de Jesus Ribeiro, 96. Natural de Brumado (Bahia). Residia no bairro Casa Grande, em Diadema. Dia 28, em São Bernardo. Vale da Paz.

Maria Cecy Aranha de Lucena, 93. Natural do Estado de Pernambuco. Residia no Centro de Diadema. Dia 28. Cemitério Municipal de Diadema.

Mauá

Lucas Reinaldo, 92. Natural de Brejo da Madre de Deus (Pernambuco). Residia no Parque São Vicente, em Mauá. Dia 29, em São Bernardo. Vale dos Pinheirais.

Ribeirão Pires

Lícia Pereira de Freitas, 74. Natural de São Paulo, Capital. Residia na Vila Suíça, em Ribeirão Pires. Dia 26. Cemitério São José.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;