Política Titulo Santo André
Paulo Serra coloca Pedro Seno em Finanças, no lugar de Salvo Melo

Presidente do PSDB municipal deve ir para Comunicação, assumindo função vaga desde a saída de Luciana Patara

Por Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
27/07/2021 | 23:44
Compartilhar notícia
Divulgação


O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), formalizou mudança no alto escalão do governo, e tirou Edson Salvo Melo (PSDB) da função de secretário de Finanças. O cargo do tucano será ocupado por Pedro Seno, que vai acumular o posto com a atividade já exercida de titular da pasta de Inovação e Administração, tendo em vista plano do governo de fusão entre os setores. Já Salvo Melo deve ser alocado como superintendente da Unidade de Comunicação e Eventos a partir de segunda-feira.

A troca, na verdade, antecipa a proposta de reforma administrativa ainda arquitetada pelo Paço. De acordo com informações, a pasta de Finanças será desmembrada, após projeto em elaboração passar pelo crivo da Câmara. A parte econômico-financeira – se separaria de orçamento e controle interno, por exemplo, enquanto o departamento de receita está em análise – ficaria sob a alçada da Secretaria de Administração, portanto, tornando-se mais robusta. As portarias com as modificações administrativas – saída de Salvo Melo de Finanças e entrada de Seno no lugar – foram publicadas ontem no Diário Oficial.

Presidente do tucanato andreense, Salvo Melo assumiria assim o lugar de José Police Neto (PSD), que volta a ficar exclusivamente como superintendente da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos. No governo Paulo Serra, as unidades têm status de secretaria, embora com estrutura avaliada mais enxuta. A área de Comunicação estava vaga desde o desligamento da publicitária Luciana Patara, no mês passado. Police, ainda assim, agregaria à sua pasta outro fragmento de Finanças, a parte de orçamento.

O departamento de controle interno, também vinculado à Finanças, conforme avaliação interna do estudo, pode integrar a nova estrutura de uma controladoria-geral do município, a ser criada nos moldes da vigente na Capital e em São Caetano. A proposta é analisada, no entanto, desde o início do mandato anterior do tucano.

A ideia inicial da gestão tucana era fundir as unidades de Planejamento e Assuntos Estratégicos com a de Comunicação e Eventos, de acordo com relato do próprio chefe do Executivo, mas a alteração não se confirmou por ora.

Salvo Melo ficou pouco mais de dois anos no cargo à frente caixa do governo. É homem de confiança da cúpula do Paço. Não por acaso foi escolhido para comandar o PSDB municipal, em abril de 2019, com apoio do grupo político do prefeito. Ele assumiu o posto no secretariado logo na sequência. Discreto e considerado coringa, exerceu – antes de ser alçado ao primeiro escalão – o cargo de diretor de projetos especiais na Secretaria de Educação. O atual convite teria ocorrido na semana passada. A estratégia do deslocamento seria utilizar a experiência intersecretarias.

Seno, por sua vez, tem ganhado terreno no governo de Paulo Serra, e a nomeação dele para a pasta de Finanças, mesmo que, inicialmente, de forma provisória, corrobora com as movimentações de bastidores. Quadro técnico, com formação em políticas públicas, ele já ocupou durante o primeiro mandato do tucano as funções de superintendente do setor de Planejamento e Assuntos Estratégicos e a direção do IPSA (Instituto de Previdência de Santo André).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;