Memória Titulo
Os Monteiros na Vera Cruz, ao lado de Geraldo Faria

Continuamos a folhear o álbum de recordações de Manuel Monteiro, contra-regra da primeira fase da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
15/06/2009 | 00:00
Compartilhar notícia

























Continuamos a folhear o álbum de recordações de Manuel Monteiro, contra-regra da primeira fase da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo. Fundada em 1949, a companhia produziu seus primeiros filmes até 1954, que foi sua fase áurea.

Em companhia do advogado Marcelo Pedro Monteiro e do fotógrafo Beltran Asêncio, localizamos nas fotos um irmão de Manuel Monteiro, José Monteiro, que também trabalhou na Vera Cruz. José Monteiro atuava como ajudante geral.

Outro personagem descoberto foi o jovem Geraldo Faria Rodrigues, futuro vereador, vice-prefeito e prefeito de São Bernardo. Geraldo ingressou por concurso na Vera Cruz, numa disputa com outros 40 candidatos. Atuou como assistente de direção e aparece em várias imagens consideradas oficiais da companhia, já divulgadas, e está também no álbum de Manuel Monteiro.

História - A origem dos Monteiros da Vera Cruz está em Pombal, Portugal. De lá veio para o Brasil Joaquim Monteiro, bem jovem, por volta de 1920 e 1921. De retorno a seu país, Joaquim casa-se com Joaquina Rodrigues e tem os três primeiros filhos: Manuel, José e Maria.

Em 1935, Joaquim vem ao Brasil pela segunda vez. Monta uma quitanda no Centro de Santos. Sua família permanece em Portugal e vem juntar-se a ele em 1940. Em 1941 nasce um filho brasileiro, Mário Monteiro, e em 1943 toda a família muda-se para a Vila Luzita, em Santo André. Numa chácara, dedicam-se à produção de verduras, legumes e leite.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 15 de junho de 1979

Manchete - Povo comparece em massa às procissões na região. Na primeira página, a foto da procissão de Corpus Christi em Vila Barcelona, São Caetano, e a foto da cerimônia no interior da Catedral do Carmo, em Santo André, onde se observam as pinturas sacras do altar-mor feitas pelos irmãos Bastiglia.

Sindicalismo - Lula defende Central Única em médio prazo.

Anúncio - Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores): "Em vez de exigir, dialogar. Nós fizemos isso com os trabalhadores e deu certo".

Mauá - Sociedades Amigos de Bairro pedem melhores ônibus.

Editorial - As qualidades que o regime valoriza

Futebol - São Paulo, Guarani, Palmeiras e Santos nas finais do Campeonato Paulista. A desclassificação do Corinthians foi a surpresa.

Música - Paulinho Tapajós, um operário da MPB: artigo de Tânia Carvalho.

Polícia - Presos assaltantes de residência na Avenida Portugal, em Santo André.

EM 15 DE JUNHO DE...

1934 - Fundada a Corporação Musical Lira de Mauá, a mais antiga da cidade, uma das mais antigas em atividade no Grande ABC. Daniel Bruzamolino foi seu primeiro maestro.

1969 - Fundação Padre Anchieta inaugura a TV Cultura, Canal 2, em São Paulo.

1969 - Atletismo de Santo André sagra-se campeão pela primeira vez do Troféu Bandeirantes. Os campeões: Abel Elias Aahal, Asdrúbal Ferreira Batista, Celso Joaquim Moraes, Daniel Teixeira Braga, Dorival Negri Sóli, Fernando Fortan Pereira, Joel de Carvalho Rocha, José de Oliveira Silva, Loredano Cássio Silva Filho, Miguel Guarinon, Paulo Siqueira Araújo, Roberto Yonishige, Valdemar Etsuo Nakue e Vicente César dos Santos.

1969 - Meninos FC, de Rudge Ramos, sagra-se campeão da Taça Cidade de São Bernardo.

MUNICÍPIO PAULISTA
Hoje é o aniversário de Piquete, no Vale do Paraíba. A cidade começou a ser formada na primeira metade do século 17. Santo padroeiro: São Miguel Arcanjo.

HOJE
Dia do Paleontólogo. Início da Semana do Migrante, que segue até 21 de junho.

SANTOS DO DIA
Albertina Berkenbrock, Hermana, Líbia e Vito, que faleceu em Roma no ano 300. Era natural da Sicília e também conhecido por Guido.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;